Buscar

Julia é professora de ensino infantil...

Julia é professora de Ensino Infantil e trabalha em uma escola que se diz inovadora e preocupada com a formação da criança como ser que está em processo de criar e entender conceitos, ao mesmo tempo que lida com condições já impostas anteriormente. Em uma reunião pedagógica, a coordenadora solicita que a professora apresente seu trabalho com os alunos através de um artigo para ser enviado a um congresso de Pedagogia. Julia, que leciona em duas turmas, apresenta então um relatório preliminar para a coordenadora com a seguinte definição: "a construção de conceitos e habilidades de uma criança passa, necessariamente, por seu entorno social, assim, a escola é local apropriado para que as crianças estabeleçam vínculos". Autores como Martins Filho (2013) concordam com essa definição e dizem que ela deve ser levada em conta ao se elaborar o currículo escolar.


Assinale a alternativa que justifica a posição de autores como Martins Filho e de Julia, nossa personagem do case em questão.




A proposta pedagógica deve levar em consideração os conhecimentos prévios e os saberes trazidos pelas crianças, considerando-se seu contexto social e cultural.


O currículo escolar deve priorizar a criação de situações de aprendizagens nas quais as crianças, a partir dos conhecimentos adquiridos em seu meio social, poderão ampliar e reconstruir conceitos e habilidades.


Para previnir que a criança construa conceitos errôneos, devemos priorizar o ensino individualizado, sem o contato com outras crianças.


A interação entre diferentes gerações não deve ocorrer. Trata-se de uma proposta que pode ser prejudicial para a criação de situações de aprendizagem nas quais as crianças possam ampliar seus conceitos e habilidades.


O currículo deve ser planificado pensando na visão dos adultos sobre o que as crianças devem aprender. Deve-se priorizar a experiência acadêmica, a obediência e a reprodução do conteúdo estabelecido.


💡 6 Respostas

User badge image

Josivete Guimaraes

O currículo escolar deve priorizar a criação de situações de aprendizagens nas quais as crianças, a partir dos conhecimentos adquiridos em seu meio social, poderão ampliar e reconstruir conceitos e habilidades.

3
Dislike0
User badge image

Komunistika Komum

As duas primeiras alternativas estão corretas, são praticamente a mesma coisa, com uma pequena diferença, pois a primeira os profissionais formula uma proposta pedagógica que considera o aluno e sua realidade e a segunda considera-se basicamente a mesma coisa, porém o aluno deixa de ser somente o centro desta proposta e passa também a ser o autor da mesma.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais