Buscar

Capacitores

Um capacitor é feito de duas placas condutoras, planas e paralelas, separadas pela distância de 0,5 mm e com ar entre elas. A diferença de potencial entre as placas é de 200 V. Substituindo-se o ar contido entre as placas por uma placa de vidro, de constante dielétrica cinco vezes maior do que o do ar, e permanecendo constante a carga das placas, qual será a diferença de potencial nessa nova situação?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a nova diferença de potencial entre as placas após substituir o ar por uma placa de vidro com constante dielétrica cinco vezes maior, podemos usar a fórmula do capacitor: C = (ε₀ * εᵣ * A) / d Onde: C é a capacitância ε₀ é a permissividade do vácuo (8,85 x 10⁻¹² F/m) εᵣ é a constante dielétrica do material (5 para o vidro) A é a área das placas condutoras d é a distância entre as placas Como a carga das placas permanece constante, podemos considerar que a capacitância também permanece constante. Portanto, podemos igualar as duas fórmulas de capacitância: C₁ = C₂ (ε₀ * εᵣ * A₁) / d₁ = (ε₀ * εᵣ * A₂) / d₂ Como a área das placas e a carga são constantes, podemos simplificar a fórmula para: d₁ / εᵣ₁ = d₂ / εᵣ₂ Substituindo os valores conhecidos: 0,5 mm / 1 = d₂ / (5 * 0,5 mm) Simplificando: d₂ = 5 * 0,5 mm = 2,5 mm Portanto, a nova diferença de potencial entre as placas será a mesma, 200 V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais