Buscar

Quais principais ferramentas para a consolidação de um planejamento estratégico ?

💡 3 Respostas

User badge image

Aline Ferreira


Análise SWOT CRUZADA: é uma matriz que ajuda a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. É essencial para traçar planos realistas e analisar o cenário atual do negócio. O uso desta ferramenta fica ainda mais consistente se conseguir cruzar essas informações com a missão, visão e valores da sua empresa.

Entre as ferramentas para planejamento que visam a analisar a concorrência, nenhuma é mais eficaz do que as 5 forças de Porter. O modelo foi desenvolvido para analisar a disputa entre empresas, e seu funcionamento leva em consideração as cinco as cinco forças competitivas que devem ser detalhadamente avaliadas, para que daí surja uma estratégia empresarial eficaz.

O modelo foi desenvolvido por Michael Porter para substituir a então universalmente adotada Matriz SWOT. Nele, essas cinco forças do mercado, divididas em verticais e horizontais, serviriam de base para determinar a concorrência e a lucratividade de certo nicho econômico.


0
Dislike0
User badge image

Julia Escrivão

Uma organização é formada por vários departamentos que trabalham juntos para atingir objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico. Por exemplo, o departamento de RH contrata profissionais e gerencia a folha de pagamento, o setor de produção gerencia insumos e a fabricação, e a área de finanças administra o orçamento e o dinheiro de todos os departamentos.

A integração de todos os setores (e isso inclui aqueles não citados) são importantes para qualquer tipo de empresa. Além disso, todos são essenciais quando pensamos em objetivos estratégicos, o que nos leva à Gestão Estratégica.



0
Dislike0
User badge image

Dany Araujo

Provavelmente a mais conhecida das ferramentas do planejamento estratégico é a análise SWOT. Ela estuda o ambiente interno da empresa (aquele que você pode controlar) em busca de suas forças e fraquezas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais