Buscar

Quais as mudanças no codigo de processo penal com a intrudução do juiz das garantias?

💡 4 Respostas

User badge image

Maria Luana

Não sei
0
Dislike0
User badge image

Marília Gabriela Seabra

Uma das maiores mudanças diz respeito à vedação da iniciativa do juiz na fase de investigação na produção da prova, bem como na fase processual (vedada a substituição da atuação probatória do orgão acusador), ou seja, é vedado ao juiz atuar sem provocação. Em linhas gerais, tal criação atende a um anseio antigo de boa parte da comunidade jurídica, que já enxergava a necessidade de um juiz que atuasse exclusivamente na fase de investigação. O juiz das garantias é o responsável pela legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais, consentindo-lhe especialmente: 1. receber comunicação imediata da prisão; 2. receber autos de flagrante delito; 3. zelar pelos direitos do preso e que seja conduzido a sua presença; 4. ser informado sobre instauração de IP; 5. decidir sobre prisão provisória (ou outra) e sobre o requerimento de produção antecipada; 6. prorrogar prazo de Inquerito, desde que fundamentado pela autoridade policial (se preso, máximo de 15 dias); 6. determinar trancamento do IP (qd não razoável); 7. requisitar documentos/laudos/informações; ainda, Decidir sobre: 8. requerimento de interceptação telefônica, etc; 9. afastamento de sigilo, etc; 10. busca e apreensão domiciliar; 11. acesso à sigilo; 11. outros meios de obtenção de provas; 12. julgar HC antes do oferecimento da denúncia; 13. instauração de incidente de insanidade mental; 14. decidir sobre recebimento da Denuncia/queixa; 15. assegurar direito do investigado e de seu advogado de ter acesso aos elementos informativos/provas, nos termos da lei; 16. decidir pela admissão de assistente técnico na produção pela perícia; 17. decidir sobre homologação de acordo de não persecução-penal ou colaboração premiada formalizados durante investigação (desde que pena máxima menor que 4 anos, sem violência ou grave ameaça); 18. outras matérias inerentes à função; ainda: a) assegurar o tratamento de presos, impedindo inclusive qq ajuste de autoridade com órgão de imprensa para explorar imagem de pessoa submetida à prisão, sob pena de responsabilização civil/administrativa e penal. O juiz das garantias abrange todas as infrações penais, exceto IMPO (menor potencial, art. 61, da Lei 9.099/95), cessa com o recebimento da denuncia/queixa; suas decisões não vinculam o juiz da instrução, ficando este impedido de atuar no processo.

0
Dislike0
User badge image

Beijamim Mota

a principal mudança é que com a implementação do juiz das garantias, este juiz então devera decidir sobre a legalidade da prisão, se todas garantias constitucionais estejam sendo respeitadas. já a continuidade no a nadamento do processo sera presidido pelo juiz que vai julgar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais