A maior rede de estudos do Brasil

quem é o "maior" filosofo contemporâneo ?

Filosofia

Humanas / Sociais


4 resposta(s)

User badge image

Renato Fabiano 3313

Há mais de um mês

Não é possível pensar em apenas um grande filósofo da atualidade.

A atualidade e a realidade são multifacetadas.

No futuro poderemos considerar o principal filósofo aquele mais citado, por exemplo.

Mas também devemos considerar nossa próprias preferências e interesses, que são critérios para definir o que é "maior", enquanto mais relevante. Então maior nem sempre é o que mais aparece.

Outro aspecto é a questão do país e de quem é mais conhecido. Por exemplo, filósofos como Maria Helena Chauí no passado e Mario Sérgio Cortella no presente são pessoas que têm relações acadêmicas, mas cujo amplo conhecimento se deu e se dá devido sua relação com a mídia, o que leva seus nomes para um grande público e consequentemente a 'maior' reconhecimento.

Se pensarmos em filósofos contemporâneos também podemos pensar por área, país e assuntos de interesse, sem esquecer que estamos influenciados por sua presença junto a grandes instituições, na mídia tradicional (publicação de livros e entrevistas) e na mídia da Internet: Michael Sandel, na Justiça; Alain de Botton, francês, que trata da questão da idealização do amor e foi entrevistado por Pedro Bial.

Todos esses nomes são proeminentes filósofos na atualidade sob diferentes aspectos.

Um resposta mais específica poderia ser dada com base em estudos de citação, análise da relevância da teoria, presença na mídia, publicação de livros, etc. #ideiaparaartigo

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes