Buscar

Por que a diferença entre a Bíblia católica e a dos chamados “evangélicos”?

💡 1 Resposta

User badge image

Gerard Vizcarra

Os evangélicos admitirem apenas a autoridade dos escritos bíblicos, ao contrário dos católicos que além da Bíblia também admitem a autoridade da “Tradição Apostólica” e a dos “Antigos Padres da Igreja” além do “Magistério Permanente” (que corresponde à autoridade dos Papas e a dos bispos reunidos em Concílio Ecumênico).


Os livros bíblicos não aceitos pelos evangélicos são os mesmos recusados pela “tradição judaica” por não serem considerados “inspirados por Deus”. Isto porque os judeus da Palestina só consideram os textos bíblicos escritos no idioma hebreu, desconsiderando as outras línguas estrangeiras.


Obedecendo as ideias de Martinho Lutero, o pai do protestantismo, durante a reforma no século XVI d.C. os protestantes adotaram a mesma regra judia para a aceitação dos livros do Antigo Testamento. Já os católicos, justificando-se de que Jesus provavelmente teve acesso aos textos bíblicos tantos no idioma hebraico, como no aramaico e no grego, tendo prevalecido o idioma grego na época dos apóstolos quando surgiu a Igreja cristã. Por essa razão, os católicos passaram a admitir também os livros escritos em grego que não faziam parte da bíblia hebraica.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais