Buscar

Morfologia da Língua Portuguesa Avaliação I

1.Muitos são os processos de formação de palavras. Eles podem ser por composição, justaposição, palavras podem surgir por hibridismo ou ainda podem ser formadas por onomatopeia. Leia a sentença a seguir e observe o termo em destaque:


?Enquanto o TOC TOC dos sapatos não silenciou, não consegui dormir?. 


A palavra em destaque é formada pelo processo de: a)Onomatopeia. b)Abreviação vocabular. c)Parassíntese. d)Hibridismo.

2.Dentro da língua portuguesa há o uso de várias siglas. Elas são empregadas com a intenção de economizar tempo de escrita e de fala, pois são composições realizadas de forma reduzida. A partir do exposto, analise as sentenças a seguir:  


I- Há siglas que podem ser provenientes de outras línguas, como CD, por exemplo. 

II- As siglas não podem ser utilizadas em artigos científicos ou papers, pois siglas correspondem a uma forma de uso não formal da língua. 

III- As siglas são usadas somente na linguagem informativa, pois esta tem como característica principal a rapidez nas informações.  


Assinale a alternativa CORRETA: a)Somente a sentença I está correta. b)As sentenças I e II estão corretas. c)As sentenças II e III estão corretas. d)As sentenças I e III estão corretas.

3.Leia o texto a seguir:


Beleza não é tudo!

(Joana Torres)


Para mim, a verdadeira beleza vem de dentro, vem do coração, onde nenhum produto, processo, ou método consegue disfarçar ou esconder nada, a "boniteza" pode atrair atenções, mas é a personalidade e o carácter que vão conquistar corações, a beleza é só um conceito, é só uma coisa relativa, o que é bonito para mim, pode não ser bonito para ti.


Acerca da palavra boniteza apresentada no texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Prejudica a compreensão do texto porque não faz parte do léxico da língua portuguesa. Para o texto ser compreendido, precisa ser substituída pela palavra beleza.

(    ) É empregada intencionalmente no texto e facilmente compreendida pelo contexto e sua estrutura morfológica. A palavra deriva do mesmo radical de bonito.

(    ) Como temos o adjetivo beleza derivado do substantivo belo, a palavra boniteza, derivada de bonito, é natural para o falante do português brasileiro.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: https://www.ela-e-ele.com/beleza-nao-tudo. Acesso em: 19 jun. 18. a)V - V - F. b)F - V - F. c)V - F - V. d)F - V - V.

4.O morfema é uma unidade de significação mínima. Nesse campo de estudos, é possível observarmos quais são os elementos mórficos e sua função na estrutura da palavra. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a classificação do elemento mórfico na estrutura da palavra "brincávamos": a)VAMOS - sufixo nominal. b)BRINC - radical da palavra. c)Á - vogal temática de segunda conjugação. d)Á - desinência nominal de gênero.

5.Além da derivação e da composição, o hibridismo, a redução, a sigla e a onomatopeia também se constituem como processos de formação de palavras estudados em Língua Portuguesa. Com relação a tais processos, analise as sentenças a seguir:


I- As palavras moto e atchim são formadas pelo processo de redução, pois são formas simplificadas de motocicleta e espirro.

II- Siglas também podem ser classificadas como palavras primitivas quando possibilitam derivações.

III- Envergonhar e anoitecer são exemplos de formação de palavras por prefixação.


Assinale a alternativa CORRETA: a)Somente a sentença II está correta. b)As sentenças I e II estão corretas. c)As sentenças II e III estão corretas. d)As sentenças I e III estão corretas.

6.De que forma um idioma pode aumentar o número de palavras que o compõe? Cada língua tem seus próprios mecanismos de formação de novas palavras. No caso do português, existem alguns processos, sendo que os dois mais importantes são a derivação e a composição. Sobre os processos de formação de palavras, analise as seguintes sentenças:


I- Na composição por aglutinação, as palavras unidas mantêm sua autonomia fonética.

II- Na composição por justaposição, as palavras unidas sofrem alguma alteração (pronúncia).

III- Na derivação regressiva, formamos substantivos a partir de verbos.


Agora, assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I e III estão corretas. b)Somente a sentença III está correta. c)Somente a sentença I está correta. d)As sentenças II e III estão corretas.

7.O estudo dos elementos mórficos (radical, desinências, prefixos, sufixos etc.) nos auxilia na análise dos processos de formação de palavras de que a língua portuguesa dispõe. Acerca do exposto, analise as sentenças a seguir:


I- Tanto a palavra "entrar" quanto a palavra "entardecer" são primitivas, já que a partir delas podemos formar outras novas palavras. 

II- O processo de composição de palavras ocorre por acréscimo de sufixo e/ou prefixo ao radical da palavra; por redução de palavra primitiva; e por mudança de sua classe gramatical.

III- Nas palavras "ensurdecer" e "anoitecer" ocorre o mesmo processo de formação de palavras.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I e III estão corretas. b)Somente a sentença II está correta. c)As sentenças II e III estão corretas. d)Somente a sentença III está correta.

8.Leia o texto a seguir:


"O Twitter já caiu no gosto dos brasileiros: entre junho de 2008 e de 2009 cresceu mais de 280% entre os internautas residenciais, segundo o Ibope Nielsen Online. O verbo relacionado à prática de escrever no microblog, no entanto, ainda não aparece nos dicionários. Por isso, o G1 quer saber: você acha que a grafia deve ser twittar ou tuitar?".


No texto, utiliza-se o termo estrangeiro "Twitter" a fim de comunicar aspectos tecnológicos fortemente vinculados à cultura de língua inglesa. Sobre as palavras que possuem origem estrangeira, analise as sentenças a seguir:


I- O termo Twitter aparece em nossa língua sem que haja palavra equivalente em português; é uma palavra de língua estrangeira usada para nomear uma rede social.

II- Formar novas palavras a partir de palavras estrangeiras, como "twittar" ou "tuitar", é incorreto, pois no inglês não se usa a mesma desinência que em português.

III- "Twittar" ou "tuitar" é um verbo criado em português a partir da palavra "Twitter", cuja desinência verbo-nominal revela que a palavra de origem estrangeirar passa a fazer parte da primeira conjugação verbal da língua portuguesa.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1336117-6174,00-TWITTAR+OU+TUITAR+OPINE.html. Acesso em: 4 fev. 2019. a)Somente a sentença I está correta. b)Somente a sentença II está correta. c)As sentenças I e III estão corretas. d)As sentenças II e III estão corretas.

9.Observe as pequenas partes que formam a palavra ?imperdíveis?:

Im + perd + í + ve + is

Essas pequenas partes são denominadas morfemas: elementos formadores da palavra ou elementos mórficos. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Radical.

II- Vogal temática.

III- Tema.

IV- Prefixo.


(    ) -i.

(    ) -perd-.

(    ) im-.

(    ) perdi.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)II - I - III - IV. b)I - II - III - IV. c)II - I - IV - III. d)I - II - IV - III.

10.O estrangeirismo e o hibridismo, de maneiras diferentes, contribuem para o enriquecimento do léxico da língua portuguesa. Estão associados aos diferentes processos de formação de palavras da língua, cuja área de concentração de estudos situa-se na morfologia da língua. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O estrangeirismo, também chamado de empréstimo, corresponde ao emprego de elementos oriundos de outras línguas. 

(    ) O hibridismo é o processo de formação livre de uma nova palavra a partir de outra já existente, como é o caso do verbo "coisar" formado a partir de "coisa".

(    ) A palavra cappuccino, de origem italiana, hoje está incorporada na língua portuguesa, o que implica, neste caso, o processo de estrangeirismo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)F - V - V. b)F - V - F. c)F - F - V. d)V - F - V.

💡 4 Respostas

User badge image

Mesla S

Nossa a prova toda! Kkk
1
Dislike0
User badge image

Bruna _rzb

A
0
Dislike0
User badge image

Mesla S

Letra A
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais