A maior rede de estudos do Brasil

Quais foram os principais motivos que levaram a alta dos preços nos supermercados em época de pandemia no Brasil?

Economia I

UFOP


3 resposta(s)

User badge image

Amanda Torres

Há mais de um mês

Os importados por conta da alta do dólar, e os nacionais foi por conta do desabastecimento com o início da pandemia
Os importados por conta da alta do dólar, e os nacionais foi por conta do desabastecimento com o início da pandemia
User badge image

Gabriel Dias

Há mais de um mês

A análise dos preços pode, muitas das vezes, ser baseada no gráfico de Oferta e Demanda. Antes da pandemia o mercado de alimentos estava em equilibrio, isto é, havia um preço mais ou menos fixo em que os compradores e vendedores acordaram. Nesse momento, as pessoas compravam somente o necessário para sua casa. Com a vinda da pandemia os compradores começaram a comprar mais que o necessário, ou seja, aumentando a demanda pelos produtos em geral. No entaanto, a oferta não consegue acompanhar o ritmo de crescimento da demanda - eu não consigo plantar mais meio kg de milho hj e ele ficará pronto amanha. Sendo assim, a, digamos, saída é o aumeento dos preços.

Além disso, acho que tem outro ponto a ser considerado. Com a vinda da Pandemia, o medo e a incerteza sobre o fornecimento de alimentos começa a atingir os consumidores. Assim, eles se tornam dispostos a pagar preços mais altos.

Claro, há vários outro fatores que podem causar o aumento dos preços - desde inflação a alta do preço de algum insumo -, mas acredito que esses são as principais e mais fáceis de se ver e analisar causas desse fenomeno.

User badge image

lena muniz

Há mais de um mês

A redução da produção pelas empresas que elevam o processo do produto e a redução do consumo das famílias são exemplos, a elevação do custo produtivo levará ao aumento dos bens e serviços produzidos.

Essa pergunta já foi respondida!