Buscar

O Uso de máscara na pandemia é eficaz?

💡 5 Respostas

User badge image

Renan Cordeiro

Com certeza!
2
Dislike0
User badge image

Alice

Máscara salva , com certeza é de total importância para vc se proteger e, proteger o próximo




0
Dislike0
User badge image

TV RRS Gamers

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo documento em que orienta sobre o uso de máscaras durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a entidade, as máscaras cirúrgicas devem ser priorizadas pelos profissionais de saúde. Elas também são recomendadas para pessoas que apresentam sintomas e para aquelas que estão cuidando de um paciente com covid-19.


Embora admita que o uso de máscara possa diminuir o risco potencial de transmissão da doença por uma pessoa infectada sem sintomas, a entidade máxima de saúde diz que seu uso universal não se justifica. “Não existe, até ao momento, evidência científica de que usar uma máscara (seja cirúrgica ou de outro tipo) por pessoas saudáveis, possa impedir a infecção por vírus respiratórios, incluindo a covid-19”, diz o documento.


A preocupação da OMS é que – ao adotar as máscaras – as pessoas negligenciem outras medidas essenciais de prevenção, como lavar as mãos, praticar etiqueta respiratória e manter o distanciamento social.


Cuidados para prevenir o novo coronavírus

Desvantagens do uso de máscara

Além da falsa sensação de segurança conferida pela máscara, a entidade também ressalta que pode haver outras desvantagens em seu uso por pessoas sem sintomas. Entre os riscos potenciais estão a auto-contaminação, que pode ocorrer quando a pessoa toca e reutiliza uma máscara contaminada.


Além disso, a eficácia das máscaras depende muito da forma como elas são usadas. Quando chegam a ficar úmidas, por exemplo, já não apresentam mais potencial de barreira.


Máscaras caseiras

Sobre o uso de máscaras não médicas, ou seja, caseiras, como as indicadas pelo Ministério da Saúde no Brasil, a OMS informa não ter evidências científicas fortes de que elas desempenhem um papel importante na redução da velocidade de transmissão. Porém, a entidade está colaborando com pesquisas para avaliar a eficácia e eficiência conferidas por elas.


A OMS também recomenda que os governos que sugerem o uso geral de máscaras caseiras devem orientar a população sobre como usá-las, higienizá-las e descartá-las, se for o caso.


mulher usando máscara caseira azul


Além disso, é necessário, de acordo com o documento, que ao fazer uso de máscaras caseiras, as pessoas precisam levar em consideração os seguintes pontos:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais