Buscar

Como o neonazismo interfere na politica brasileira?

💡 1 Resposta

User badge image

Bebell Baby

Nazismo no Brasil caracteriza-se pela disseminação de propagandas políticas e a influência política direta do Partido Nazista alemão no período entre 1920 e o fim da Alemanha Nazista, em 1945, e o surgimento, na história recente, de grupos e ideologias neonazistas no Brasil. Os primeiros sinais de influência nazista apareceram ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando a Organização do Partido Nazista no Exterior, sediada em Berlim, organizou uma série de instalações internacionais a fim de propagandear os ideais nazi-fascistas pelo globo.

Nas décadas de 1920 e 1930 milhares de alemães imigraram para o Brasil, sobretudo movidos pelos problemas socioeconômicos enfrentados pela Alemanha de Weimar e a recessão em que ela mergulhou após a Primeira Guerra Mundial. Essa nova onda de imigração alemã viria a formar os primeiros grupos nazistas no Brasil. Os imigrantes em questão mantinham laços mais fortes com a Alemanha do que os imigrantes que chegaram ao país no século XIX, sobretudo pelo nacionalismo que emergia na Alemanha de Hitler.[1]

Embora nunca tenha havido um Partido Nazista organizado no Brasil, legal ou clandestinamente, vários membros da comunidade teuto-brasileira foram membros da Seção Brasileira do Partido Nazista da Alemanha. A organização obteve sucesso, constituindo a segunda maior célula de adeptos fora da Alemanha, com 2822 integrantes superada nesse contexto apenas pelo Bund germano-americano.[2] Alguns deles eram também membros da comunidade alemã brasileira, mas diversos grupos não relacionados também se associaram.[1][3] Como era uma organização estrangeira, somente alemães natos podiam filiar-se. Brasileiros descendentes podiam atuar somente como simpatizantes.

Essa organização funcionou no Brasil de 1928 a 1938, sem ser incomodada pelo governo brasileiro, então liderado por Getúlio Vargas.[4] Nesse último ano, após a implantação da ditadura do Estado Novo, o partido nazista e todas as outras agremiações políticas estrangeiras foram colocadas na ilegalidade.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo_no_Brasil

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais