Buscar

AJUDEM-ME PESSOAL POR FAVOR. ?!

O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma rede de tubos de diversos calibres. que põe em comunicação todas as partes do corpo.Dentro desses tubos circula sangue impulsionado pelas contrações ritmicas do coração. Descreva as circulações a partir do coração.

💡 2 Respostas

User badge image

Paola Tolotti Fernandes

O coração é um grande e potente músculo dividido em quatro cavidades, nos mamíferos: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo), que se comunicam respectivamente. O sangue entra no coração dos nossos corpos pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. O coração em funcionamento Quando os átrios se contraem (sístole atrial), as válvulas que separam os átrios dos ventrículos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses últimos. Em seguida ocorre a contração dos ventrículos (sístole ventricular). Nesse momento, válvulas que separam os átrios dos ventrículos fecham-se, impedindo o retorno do sangue aos átrios. As válvulas que existem no limite do coração com as artérias pulmonar e aorta abrem-se, o sangue que sai do ventrículo direito é enviado para os pulmões e o que sai do ventrículo esquerdo ganha o restante do corpo através da artéria aorta. Durante a diástole (ou descontração), todo o coração (átrios e ventrículos) relaxa, e o coração se enche. O átrio esquerdo é preenchido pelo sangue que acabou de ser oxigenado, proveniente dos pulmões; o átrio direito é preenchido com sangue rico em gás carbônico, proveniente do restante do corpo. Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias

Enquanto vai passando pelas diferentes partes do nosso corpo, o sangue deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos (lixo) produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos. O sangue funciona, portanto, como um entregador de pizza e ao mesmo tempo como um lixeiro. Para entregar novas pizzas ele precisa ir à pizzaria buscá-las; ou melhor, é preciso coletar novos suprimentos de alimento e oxigênio.

Mas como o sangue se livra da sujeira recolhida nos tecidos? Existem inúmeros capilares que passam pelos rins (glomérulos renais), onde o sangue é filtrado. As células do sangue e as grandes moléculas de proteínas permanecem no sangue, pois os "poros do nosso filtro" são pequenos demais para permitir sua passagem. O líquido filtrado ainda será modificado e formará a urina.

0
Dislike0
User badge image

Paola Tolotti Fernandes

Nas aves e mamíferos, que possuem um coração dividido em quatro cavidades, a circulação é totalmente separada em um circuito pulmonar e um circuito que passa pelo corpo. O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo. O circuito pulmonar passou a ser conhecido como pequena circulação, que tem por função arterializar o sangue, ou seja, deixá-lo rico em oxigênio. O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização. Do ventrículo direto, sai o sangue venoso, através da artéria pulmonar que se bifurca mandando um ramo para cada pulmão.

As artérias vão diminuindo seu calibre transformando-se em arteríolas e, posteriormente, em capilares. Assim o sangue se espalha pelos pulmões e consegue estabelecer um contato íntimo com os alvéolos pulmonares, onde ocorrerão as trocas gasosas. Agora, os capilares se reúnem formando vasos cada vez maiores, até formar as quatro veias pulmonares que chegam na aurícula esquerda. O sangue que partiu do ventrículo direito para os pulmões era venoso e o sangue que retornou, dos pulmões, para a aurícula esquerda é arterial.

O circuito sistêmico (corporal) é conhecido como grande circulação. Essa tem por função levar sangue arterial aos vários órgãos e recolher o sangue venoso do coração. O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo. Depois de ter banhado todos os tecidos, pela rede de capilares, levando oxigênio e coletando gás carbônico, o sangue venoso (rico em gás carbônico) retorna ao coração, pelas veias cavas, para o átrio direito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais