Buscar

como se usa o laço elif em pyhton?

💡 2 Respostas

User badge image

Adriano Martins

Digamos que o elif funcione como uma extensão do if else. Quando dentro de uma situação onde temos que escolher entre duas coisas podemos usar somente o if para descrever a primeira condição e o else para determinar a segunda condição. Como exemplo podemos usar uma situação onde temos um número e sabemos que um número só pode ser par ou ímpar, ou seja, temos apenas duas alternativas e , nesse caso, usa-se o if else.

1 num = 10

2 if num % 2 == 0:

3 print("PAR")

4 else:

5 print("ÍMPAR")


Como sabe-se que pra qualquer número ser considerado par, esse mesmo número, quando dividido por 2, deve ter como resto da divisão o valor 0 (zero). Caso o resto da divisão seja igual a 1 é fácil de se saber que o número é ímpar. Isso é o que está sendo testado na linha 2 do código acima if num % 2 == 0 (se o resto da divisão da variável num que vale 10 por 2 é igual a 0 (zero)) e se essa condição for verdadeira deve-se executar o comando que está logo abaixo print("PAR"). Caso essa condição seja falsa, deve-se executar o comando que está na linha 5 print("ÍMPAR").

O elif é, geralmente, usado quando são apresentadas 3 ou mais possibilidades de escolha dentro de uma estrutura condicional. Agora suponhamos que temos uma situação na qual um participante de um jogo de perguntas está disputando a última e decisiva rodada. A pergunta feita é a seguinte: "- O céu é azul. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?" - onde se ele responder certo, pode ganhar o prêmio final; se ele errar, pode perder tudo o que ganhou até aquele momento; e se parar, vai levar só o que ganhou. São três as alternativas de escolha e, nessa situação, usa-se o elif.

1 if resposta == "Verdadeira":

2 print("JOGADOR GANHOU O PRÊMIO MÁXIMO.")

3 elif resposta == "Falsa":

4 print("JOGADOR PERDEU TUDO.")

5 else:

6 print("JOGADOR DESISTIU.")


Eu creio que ficou bem simples de entender o exemplo acima. É só perceber que sempre o elif deve vir acompanhado de uma condição que precisa ser analisada, diferente do else que não precisa vir acompanhado de condição nenhuma e sempre é o último a ser colocado dentro de uma estrutura condicional.

Espero que ajude.

1
Dislike0
User badge image

Roberto Fabiano Fernandes

if-elif-else

Adicionalmente, se existir mais de uma condição alternativa que precisa ser verificada, devemos utilizar o elif para avaliar as expressões intermediárias antes de usar o else, da seguinte forma:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

idade = 18

if idade < 12:

    print('crianca')

elif idade < 18:

    print('adolescente')

elif idade < 60:

    print('adulto')

else:

    print('idoso')

Na linha 2 definimos a primeira condição (idade < 12). Caso essa não seja atendida, o programa seguirá para a linha 4 e avaliará a próxima condição (elif), que se for verdadeira fará com que o bloco logo abaixo (a linha 5, nesse caso) seja executado. Caso essa condição ainda não seja atendida (elif), há uma outra alternativa na linha 6 que será avaliada e que fará com que o bloco logo abaixo seja executado se ela for atendida. Por fim, se nenhuma das condições for satisfeita, o programa seguirá para a linha 8, executando o que é definido pelo else.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais