A maior rede de estudos do Brasil

fggg

Questão 10/10 - Filosofia Política

Leia abaixo o excerto de texto do filósofo grego Protágoras, sobre a virtude na política:



“[...] Agora, que estamos reunidos em Assembleia, se o Estado se vê diante de um projeto de construção, observo que os arquitetos são convocados e consultados sobre a estrutura proposta, e quando se trata de uma questão relativa à construção de navios, são os projetistas de navios [...] É assim que eles se comportam com temas considerados técnicos. Mas quando se trata de debater algo relativo ao governo do país, o homem que se levanta para dar conselhos pode ser um construtor, ou mesmo um ferreiro ou um sapateiro, mercador ou armador, rico ou pobre, nascido ou não de boa família [...]”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PROTÁGORAS, Apud. WOOD, Ellen M. Democracia contra Capitalismo: uma renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011. p. 166.


Considerando o debate entre as escolas socrática (Platão) e sofista (de Protágoras) que você leu no livro de Filosofia Política, pode-se afirmar que:


I. Segundo a escola de Sócrates e Platão, é impossível qualquer um ser filósofo, pois a virtude é uma tarefa inglória, nasce com o sujeito.


II. A argumentação de Protágoras acima demostra que uma virtude cívica, capaz de preparar as pessoas para a cidadania, é uma qualidade universal, podendo ser ensinada.


III. Segundo Platão, em resposta a Protágoras, a virtude é impossível de ser ensinada pois o despertar das sombras da caverna ocorre apenas nos homens virtuosos.


IV. De acordo com Protágoras no trecho acima. os conhecimentos técnicos demonstram que cada indivíduo nasce dotado de características inatas, tornando a política um conhecimento restrito.


V. A filosofia, no espaço da Grécia antiga, era um terreno de democracia. Platão e Sócrates representam, portanto, a necessidade de democratização do saber e do poder.


Estão corretas as afirmativas:

AI, II e V

BII, IV e V

CI e IV

DI, II e III

EIII, IV e V


Filosofia

UNINTER


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes