A maior rede de estudos do Brasil

pergunta


Pergunta

“Reconduzi a Atenas, pátria fundada pelos deuses, muitos que haviam sido vendidos, com justiça ou sem ela, e outros que tinham fugido forçados pela penúria, que já nem falam ático, de tanto andarem errantes por todo o lado. A outros que aqui mesmo suportavam ignóbil escravidão, trêmulos à vista dos seus senhores, tornei-os livres.”

Sólon, século V a. C.

Considerando a afirmativa acima, pronunciada por Sólon, legislador ateniense do século V a.C., julgue os itens a seguir, relativos aos aspectos políticos da Antiguidade Clássica.

( ) A Atenas do século de ouro aboliu, com base na legislação de Sólon, o escravismo, porque a existência dessa força de trabalho contrariava os cânones da justiça civil

e, principalmente, os preceitos das doutrinas políticas da democracia ateniense.

( ) Roma, seguindo o exemplo grego, aboliu o instituto da escravidão ainda no período imperial, por ordem dos cônsules, que entendiam ser melhor liberar cativos que demonstravam habilidades intelectuais especiais.

( ) Na Roma do período republicano, no momento que as reivindicações camponesas restringiram as áreas de interesse à agricultura de exportação, acentuaram-se os expedientes para se obter escravos nas províncias.

( ) A fusão da política com as armas levou o Estado espartano a dar prioridade à preparação intelectual e cívica dos seus cidadãos.

História

Colégio Equipe


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?