Buscar

Intérprete o artigo 391 do cc?

💡 4 Respostas

User badge image

fernanda medeiros

391 do Código Civil , que dispõe que "pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor". 3. Por um lado, pelo princípio da efetividade da tutela executiva, o exequente tem direito à satisfação de seu crédito, sem a qual o processo não passa de mera ilusão.

2
Dislike0
User badge image

Rodrigo Chikazawa

É importante interpretar o artigo sistematicamente, ou seja, conforme o contexto aplicado ao capítulo no qual se enquadra.

Quando falamos de direitos das obrigações temos que considerar que existem diversos tipos de obrigações diferentes, por exemplo: obrigação de dar coisa coisa certa, obrigação de dar coisa incerta, obrigação de pagar quantia... O direito obrigacional deve ser interpretado considerando qual a espécie de obrigação foi assumida pelas partes.

O Direito das Obrigações trata-se de ato, obrigatoriamente, bilateral, ou seja, é necessário a existência de pelo menos duas partes distintas.

Diante desta breve explicação vamos interpretar a redação do artigo 391 do Código Civil:

"Art. 391. Pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor."

A interpretação é praticamente literal. Caso um dos contratantes não cumpra com suas obrigações (dar coisa, pagar etc...) ele estará em mora, ou seja, em inadimplemento com as suas obrigações. Deste modo, caso a parte adimplente resolva exigir o cumprimento da obrigação, o devedor responderá com todo o seu patrimônio, lembrando existem algumas exceções previstas no código civil e em leis especiais.


1
Dislike0
User badge image

Gedeilson Viana

Dispõe que, pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais