Buscar

ESTUDO DE CASO: AÇÕES EDUCATIVAS EM CONTEXTOS HOSPITALARES:

Carlos, uma criança de 10 anos, está internado há mais de 15 dias no hospital José Maria das Flores, no interior do estado do Paraná. Após analisar os sintomas e os exames laboratoriais, a equipe médica suspeita de meningite, por esse motivo deve permanecer hospitalizado e em leito de isolamento. Embora esteja matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na escola Municipal Menino Jesus, em virtude de sua doença e internação prolongada, parou de frequentar às aulas, o que pode ocasionar prejuízo em seu desempenho escolar, além de trazer perdas ao convívio social, afetivo e emocional. Como o hospital que Carlos está internado conta com uma equipe de suporte para questões pedagógicas, psicológicas e psicopedagógicas, ou seja, PEDAGOGIA HOSPITALAR, o menino terá atendimento especializado. Nos atendimentos terá apoio em relação às questões sociais, afetivas, familiares, além das pedagógicas, para que ao sair do hospital, possa retornar às atividades com o menor prejuízo possível.


Atentando-se ao exposto acima é possível constatar que o hospital está correto em manter uma equipe de Pedagogia Hospital, mas qual é a real função dos profissionais da educação que atuam nesse ambiente? Ao considerar as condições físicas do menino e as características profissionais da equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e professores, cite algumas estratégias (mínimo 3) que podem ser aplicadas a ele. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Dos Santos

Tem no meu perfil
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais