Buscar

Direito Urbanístico Ambiental - Atividade 2 - UAM / Alguém sabe o Gabarito ?

PERGUNTA 1


  1. Em um sítio, no interior do Tocantins, foram apreendidos animais silvestres criados em cativeiro para a venda, dentre eles havia aves, como periquitos e araras, e mamíferos, como macacos, uma jaguatirica e um filhote de onça-pintada. O proprietário do imóvel foi preso em flagrante, incorrendo no crime tipificado no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais. 
  2.  
  3. BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União . Disponível em: 22 abr. 2020. 
  4. A respeito da destinação dos animais apreendidos, assinale a alternativa correta:
  5. Deverão ser entregues a entidades de proteção e cuidado.Deverão ser entregues a parques do tipo zoológico.A libertação é prioritária, portanto todos serão libertados.Deverão ser sacrificados da maneira mais indolor possível.Serão libertados ou enviados a entidades de proteção e cuidado.

1 pontos  

PERGUNTA 2


  1. Leia o trecho a seguir:
  2. “A responsabilidade civil decorre de uma conduta voluntária violadora de um dever jurídico, isto é, da prática de um ato jurídico, que pode ser lícito ou ilícito. Ato jurídico é espécie de fato jurídico. Fato jurídico, em sentido amplo, é todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico considera relevante no campo do direito.”
  3. GONÇALVES, C. R. Direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. v. 4, p. 32.
  4. Tendo em vista os principais elementos da responsabilidade civil, assinale a alternativa correta:
  5. Dano, ato ilícito e nexo de incontinência.Nexo de causalidade, ato natural e benefício.Dano, conduta humana e nexo de causalidade.Ato ilícito, nexo de causalidade e benefício.Dano e nexo de causalidade.

1 pontos  

PERGUNTA 3


  1. Além das sanções penais e administrativas previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), as pessoas físicas ou jurídicas que vierem a causar danos, de qualquer tipo, ao meio ambiente também podem ser responsabilizadas civilmente. 
  2.   
  3. BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. 
  4. Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm . Acesso em: 22 abr. 2020. 

  5.  
  6. Sobre a responsabilidade civil de danos ambientais, assinale a alternativa correta:
  7. Se o responsável responder civilmente, poderá ser punido criminalmente, mas não poderá sofrer represálias na seara administrativa.Recebendo o responsável a punição criminal, não há necessidade que este responda civilmente pelo dano.Mesmo que o responsável sofra a punição civil, este ainda poderá ser punido nas searas administrativa e criminal.O responsável, respondendo civilmente, ainda poderá sofrer sanções administrativas, mas não criminais.Se o responsável responder civilmente e criminalmente, nada se há de fazer quanto à responsabilização administrativa.

1 pontos  

PERGUNTA 4


  1. Leia o trecho abaixo:
  2. “No dia 08 de novembro de 2011, a Chevron foi informada pela Petrobrás sobre a existência de uma mancha de óleo localizada ao sul do Campo de Frade, (...) proveniente da plataforma Sedco 706, da Transocean, que está prestando serviço para Chevron do Brasil.” 

  3. BRASIL. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Ibama. Ministério do Meio Ambiente. Marinha do Brasil. Laudo Técnico Ambiental . 2011. Disponível em: https://apublica.org/wp-content/uploads/2016/03/Laudo_Tecnico_Ambiental_Chevron_MB_e_IBAMA.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.

  4. Sobre a forma de responsabilização civil da Chevron, assinale a alternativa correta:
  5. Se a empresa conseguir a recuperação ambiental, não há de se falar em indenização monetária.A empresa poderá escolher entre pagar a indenização monetária ou fazer um plano para recuperar o meio ambiente afetado.O pagamento da indenização monetária é preferível frente à possibilidade de recuperação ambiental.A empresa poderá realizar um plano de recuperação ambiental e também pagar indenização monetária.A empresa deve pagar monetariamente a indenização devido ao princípio do poluidor-pagador.

1 pontos  

PERGUNTA 5


  1. A Lei de Crimes Ambientais institui a responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas por crimes ambientais, isto é, a pessoa jurídica será responsabilizada pela ação danosa ao meio ambiente executada por quem, de algum modo, a represente, por meio de penalidades restritivas de direitos. 
  2.  
  3. BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União . Disponível em: 22 abr. 2020. 
  4.  
  5. Sobre a aplicação de penas privativas de direitos às pessoas jurídicas por crimes ambientais, assinale a alternativa correta:
  6. Podem ser aplicadas às pessoas jurídicas as penas de interdição das atividades, proibição de receber subsídios públicos e multa composta.Podem ser aplicadas às pessoas jurídicas as penas de multa simples, proibição de contratar com o Poder Público e suspensão total das atividades.Podem ser aplicadas às pessoas jurídicas as penas de interdição do estabelecimento, multa simples e prestação de serviços à comunidade.Podem ser aplicadas às pessoas jurídicas as penas de prestação de serviços à comunidade, proibição de contratar com o Poder Público e de receber subsídios.Podem ser aplicadas às pessoas jurídicas as penas de recolhimento domiciliar, suspensão parcial das atividades e interdição temporária de obra.

1 pontos  

PERGUNTA 6


  1. Imagine que um terremoto atinja o estado do Rio de Janeiro, afetando uma das usinas nucleares do município de Angra dos Reis e haja o vazamento de material radioativo no meio ambiente. Em sua defesa, a empresa apela para o previsto no art. 393 do Código Civil, argumentando que estando o Brasil localizado no centro da Placa Sul-Americana, seria impossível haver qualquer terremoto. 
  2.  
  3. BRASIL. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil . Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm . Acesso em: 22 abr. 2020.
  4.  
  5. Assinale a alternativa correta:
  6. A empresa não tem o dever de prevenção por se tratar de caso fortuito e de força maior, e há isenção de responsabilidade.A empresa tem o dever de prevenção, mesmo se tratando de caso fortuito e de força maior, mas é isenta de responsabilidade. 
  7.  A empresa tem o dever de prevenção em relação aos danos ao meio ambiente, e é objetivamente responsável.A empresa não tem o dever de prevenção por se tratar de caso fortuito e de força maior, e é objetivamente responsável.A empresa tem o dever de prevenção, e é responsável pelos danos ambientais causados de maneira subjetiva.

1 pontos  

PERGUNTA 7


  1. A Lei Estadual n. 12.131/2004, do estado do Rio Grande do Sul, modificou o art. 2º da Lei Estadual n. 11.915/2003, que instituiu o Código Estadual de Proteção aos Animais, estabelecendo que não se enquadram nas vedações os cultos religiosos. Sobre a legalidade em âmbito nacional do sacrifício de animais para fins religiosos, assinale a alternativa correta:

  2. RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 12.131, de 22 de julho de 2004. Acrescenta parágrafo único ao artigo 2º da Lei nº 11.915, de 21 de maio de 2003, que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. Diário Oficial eletrônico . Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/filerepository/replegis/arquivos/12.131.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.

  3. Sobre o sacrifício de animais para fins religiosos, assinale a alternativa correta:
  4. É legal, tendo em vista a liberdade religiosa, podendo ser realizados todos os tipos de atos, inclusive cruéis, com os animais.É legal, pois qualquer forma de intervenção indica desrespeito à liberdade religiosa, prevalecendo esta, portanto, sobre o direito do meio ambiente equilibrado. Não há consenso jurisprudencial a respeito da legalidade ou ilegalidade, e nunca chegou qualquer ação sobre o assunto ao STF.É ilegal e quem o pratica incorre em crime contra a fauna, previsto no art. 32 da Lei n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).É legal, tendo em vista a liberdade religiosa, prevista no art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal de 1988, mas desde que não haja maus tratos.

1 pontos  

PERGUNTA 8


  1. A Lei 6.938/1981, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, prevê conceituações que identificam os danos ambientais e quem os comete, e também a responsabilidade civil por esses danos. 
  2. BRASIL. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm . Acesso em: 21 abr. 2020. 
  3.  
  4. A respeito da responsabilidade civil que essa legislação estabelece, assinale a alternativa correta:
  5. A mesma lei prevê, no seu art. 14, §1º, que o poluidor será responsabilizado independente de culpa, e que a ação de responsabilidade civil pode ser proposta pelo Poder Executivo, tanto a nível federal quanto estadual e municipal. A mesma lei prevê, no seu art. 14, § 2º, que o poluidor será responsabilizado independente de culpa, e que a ação de responsabilidade civil pode ser proposta pelo Ministério Público Federal.A mesma lei prevê, no seu art. 15, § 1º, que o poluidor poderá ser responsabilizado a depender da sua culpa, e que a ação de responsabilidade civil é proposta pelo Ministério Público Federal.A mesma lei prevê, no seu art. 14, §1º, que o poluidor será responsabilizado independente de culpa, e que a ação de responsabilidade civil pode ser proposta pelo Ministério Público Federal e Estadual.A mesma lei prevê, no seu art. 14, § 2º, que o poluidor poderá ser responsabilizado a depender da sua culpa, e que a ação de responsabilidade civil é proposta pelo Ministério Público Federal e Estadual.

1 pontos  

PERGUNTA 9


  1. João, após advertências, foi condenado a pagar multa simples por criar, em cativeiros, pássaros silvestres. Em sua defesa, ele alegou que não tem condições financeiras para arcar com a multa, que nunca chegou a maltratar os animais e não sabia que era ilegal criá-los de tal maneira sem autorização.  
  2.  
  3. Com base no exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
  4. A administração pública agiu de maneira incorreta, pois, como João desconhecia a lei, não há de se falar em punição ou conversão de pena.A administração pública agiu corretamente, pois João foi advertido e insistiu na conduta, mas a pena pode ser convertida em serviços de preservação.A administração pública agiu corretamente, mas a pena não poderá ser convertida em nenhuma outra, devendo ser aplicada a multa simples.A administração pública agiu corretamente, pois a multa simples utiliza o critério da responsabilidade objetiva, e a pena pode ser convertida em serviços de preservação.A administração pública agiu de maneira incorreta, pois João não descumpriu a lei por dolo ou negligência, logo não cabe multa simples.

1 pontos  

PERGUNTA 10


  1. Leia o trecho a seguir:
  2. “Sendo o Direito Administrativo, em suas origens, de elaboração pretoriana e não codificado, os princípios sempre representam papel relevante nesse ramo do direito, permitindo à Administração e ao Judiciário estabelecer o necessário equilíbrio entre os direitos dos administrados e as prerrogativas da Administração.”

  3. PIETRO, M. S. Z. D. Direito Administrativo . 28. ed. São Paulo: Atlas, 2015. p. 97.

  4. Sobre a aplicação dos princípios da administração pública às infrações administrativas ambientais, assinale a alternativa correta:
  5. Qualquer um dos estados da federação pode sancionar legislações que disponham a respeito da proteção do meio ambiente, sem a publicação, e será legal.A prefeitura de uma cidade pode impor uma sanção administrativa ambiental sem previsão legal, de acordo com o princípio da legalidade.Os fiscais ambientais que decidem permanecer isentos de fiscalizar, mesmo vendo a necessidade de fazerem algo, estão agindo conforme o princípio da moralidade.O agente público que decide aplicar sanções ao seu amigo que está jogando dejetos em um rio incorre em inobservância do princípio da impessoalidade.Um órgão ambiental que fiscaliza, aplica sanções, faz planos contra a degradação ambiental, tudo em tempo hábil, não está de acordo com o princípio da eficiência. 
  6.  
  7.  


💡 2 Respostas

User badge image

David Arthur Lopes Brito

Pergunta 1

  • 1 em 1 pontos
  • A Lei de Crimes Ambientais institui a responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas por crimes ambientais, isto é, a pessoa jurídica será responsabilizada pela ação danosa ao meio ambiente executada por quem, de algum modo, a represente, por meio de penalidades restritivas de direitos.
  •  
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União . Disponível em: 22 abr. 2020.
  •  
  • Sobre a aplicação de penas privativas de direitos às pessoas jurídicas por crimes ambientais, assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: Podem ser aplicadas às pessoas jurídicas as penas de recolhimento domiciliar, suspensão parcial das atividades e interdição temporária de obra.
  • Resposta Correta: Podem ser aplicadas às pessoas jurídicas as penas de recolhimento domiciliar, suspensão parcial das atividades e interdição temporária de obra.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A alternativa está correta, pois apesar do recolhimento domiciliar ser uma pena restritiva de direitos, estando prevista no art. 8º, inciso V, da Lei de Crimes Ambientais, esta não se aplica às pessoas jurídicas, já que não está elencada no art. 21 e nem no art. 22 da mesma lei.
  •  
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: 22 abr. 2020.

Pergunta 2

  • 1 em 1 pontos
  • A Lei n. 1.987, de 28 de dezembro de 2018, foi promulgada pelo município de Nova Boa Vista, no estado do Rio Grande do Sul. A legislação dispõe a respeito das infrações ambientais e estabelece sanções a serem aplicadas aos infratores. Assim, no art. 4º, ficam estabelecidas as sanções administrativas penais do município, que, em suma maioria, repetem as já previstas no art. 70 da Lei n. 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais). Todavia, o inciso IV do art. 4° prevê a possibilidade de “utilização do produto apreendido”, o que não tem qualquer menção no art. 70 da Lei de Crimes Ambientais.
  •  
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm . Acesso em: 22 abr. 2020.
  •  
  • NOVA BOA VISTA. Lei nº 1.987, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre as infrações e as sanções administrativas aplicáveis às condutas e às atividades lesivas ao meio ambiente estabelecendo o seu procedimento administrativo e, institui órgãos de julgamento das infrações administrativas ambientais no âmbito do Município de Nova Boa Vista/RS, e dá outras providências. Diário Oficial do Rio Grande do Sul . Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a1/rs/n/nova-boa-vista/lei-ordinaria/2018/199/1987/lei-ordinaria-n-1987-2018-dispoe-sobre-as-infracoes-e-as-sancoes-administrativas-aplicaveis-as-condutas-e-as-atividades-lesivas-ao-meio-ambiente-estabelecendo-o-seu-procedimento-administrativo-e-institui-orgaos-de-julgamento-das-infracoes-administrativas-ambientais-no-ambito-do-municipio-de-nova-boa-vista-rs-e-da-outras-providencias . Acesso em: 22 abr. 2020.

  • Com base no exposto, assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: Apesar das sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais serem obrigatórias, os municípios podem adicionar outras sanções.
  • Resposta Correta: Apesar das sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais serem obrigatórias, os municípios podem adicionar outras sanções.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A alternativa está correta, pois os municípios possuem competência legislativa em matéria de direito ambiental. Dessa forma, é possível acrescentar novas formas de sanções administrativas ambientais, desde que cumpram o rol do art. 70 da Lei n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). 
  • BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 . Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 abr. 2020.
  •  
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: 22 abr. 2020.

Pergunta 3

  • 1 em 1 pontos
  • Leia o trecho a seguir:
  • “Sendo o Direito Administrativo, em suas origens, de elaboração pretoriana e não codificado, os princípios sempre representam papel relevante nesse ramo do direito, permitindo à Administração e ao Judiciário estabelecer o necessário equilíbrio entre os direitos dos administrados e as prerrogativas da Administração.”

  • PIETRO, M. S. Z. D. Direito Administrativo . 28. ed. São Paulo: Atlas, 2015. p. 97.

  • Sobre a aplicação dos princípios da administração pública às infrações administrativas ambientais, assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: O agente público que decide aplicar sanções ao seu amigo que está jogando dejetos em um rio incorre em inobservância do princípio da impessoalidade.
  • Resposta Correta: O agente público que decide aplicar sanções ao seu amigo que está jogando dejetos em um rio incorre em inobservância do princípio da impessoalidade.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A alternativa está correta, pois, de acordo com o princípio da impessoalidade ou finalidade pública, na administração pública não poderá haver qualquer forma de favorecimento ou desfavorecimento a pessoas, independente de quem sejam, por motivos ou razões pessoais.

Pergunta 4

  • 1 em 1 pontos
  • A Lei de Crimes Ambientais estabelece penas restritivas de direitos e de liberdade. Porém, dependendo da conduta e observados os requisitos, uma pena que seria restritiva de liberdade e, portanto, mais gravosa, poderá ser substituída por uma pena restritiva de direitos.

  • Assim, sobre a substituição das penas restritivas de liberdade pelas restritivas de direitos, analise as afirmativas a seguir e assinale V
  • para a(s) Verdadeira(s) e para a(s) Falsa(s):

  • I. ( ) A personalidade do condenado nada influencia na substituição de penas restritivas de liberdade pelas restritivas de direitos.
  • II. ( ) É possível a substituição da pena restritiva de direito pela restritiva de liberdade quando a pena for inferior a 4 anos.
  • III. ( ) Se o crime for culposo, é possível a substituição.
  • IV. ( ) Poderá haver substituição se, diante das circunstâncias pelas quais o crime aconteceu, a troca seja suficiente para reprovar e prevenir o dano ambiental.
  • Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:Resposta Selecionada: F, F, V, V.
  • Resposta Correta: F, F, V, V.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A sequência está correta, pois, de acordo com o art. 7º, incisos I e II da Lei de Crimes Ambientais, a substituição das penas restritivas de liberdade pelas restritivas de direitos pode acontecer se o crime for culposo e se, devido às circunstâncias do crime, a substituição for suficiente para reprovar a ação e prevenir que não ocorra novamente.
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: 22 abr. 2020.

Pergunta 5

  • 1 em 1 pontos
  • João, após advertências, foi condenado a pagar multa simples por criar, em cativeiros, pássaros silvestres. Em sua defesa, ele alegou que não tem condições financeiras para arcar com a multa, que nunca chegou a maltratar os animais e não sabia que era ilegal criá-los de tal maneira sem autorização. 
  •  
  • Com base no exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:Resposta Selecionada: A administração pública agiu corretamente, pois João foi advertido e insistiu na conduta, mas a pena pode ser convertida em serviços de preservação.
  • Resposta Correta: A administração pública agiu corretamente, pois João foi advertido e insistiu na conduta, mas a pena pode ser convertida em serviços de preservação.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A alternativa está correta, pois o autor foi advertido anteriormente e continuou com a ação ilegal. No entanto, a Lei de Crimes Ambientais, no seu art. 70, autoriza que a sanção de multa simples seja convertida em serviços de preservação e recuperação da qualidade do meio ambiente.
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: 22 abr. 2020.

Pergunta 6

  • 0 em 1 pontos
  • Lucas mora em uma importante cidade do Brasil. Ao lado de sua casa, há uma praça pública. Nessa praça, há uma árvore, de uma espécie típica da região, que costuma encostar no telhado de sua casa, o que o incomoda. Um dia ele resolveu ir até a praça e cortá-la, mesmo sem ter autorização da prefeitura.
  •  
  • Analise as alternativas e assinale a correta:Resposta Selecionada: Lucas cometeu o crime tipificado no art. 39 da Lei de Crimes Ambientais, podendo sofrer detenção de 1 mês a 1 ano, ou ter de arcar com multa, ou mesmo ambos.
  • Resposta Correta: Lucas incorreu no crime tipificado no art. 49 da Lei de Crimes Ambientais, podendo sofrer detenção de 3 meses a 1 ano, ou ter de arcar com multa, ou mesmo ambos.
  • Feedback da resposta:Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois o art. 49 da Lei de Crimes Ambientais estabelece que danificar, lesar, maltratar ou destruir plantas de locais públicos é um crime contra a flora, e o agente pode ser punido com detenção de 3 meses a 1 ano, ou com pagamento de multa ou ambos.
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: 22 abr. 2020.

Pergunta 7

  • 1 em 1 pontos
  • Leia o trecho abaixo:
  • “No dia 08 de novembro de 2011, a Chevron foi informada pela Petrobrás sobre a existência de uma mancha de óleo localizada ao sul do Campo de Frade, (...) proveniente da plataforma Sedco 706, da Transocean, que está prestando serviço para Chevron do Brasil.”

  • BRASIL. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Ibama. Ministério do Meio Ambiente. Marinha do Brasil. Laudo Técnico Ambiental . 2011. Disponível em: https://apublica.org/wp-content/uploads/2016/03/Laudo_Tecnico_Ambiental_Chevron_MB_e_IBAMA.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.

  • Sobre a forma de responsabilização civil da Chevron, assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: A empresa poderá realizar um plano de recuperação ambiental e também pagar indenização monetária.
  • Resposta Correta: A empresa poderá realizar um plano de recuperação ambiental e também pagar indenização monetária.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A alternativa está correta, pois a legislação ambiental brasileira privilegia a recuperação ambiental, caso essa seja possível frente ao pagamento monetário. No entanto, de acordo com o art. 14 da Lei n. 6.398/1981, mesmo com a recuperação, ainda pode haver o dever de indenização, principalmente se o dano ambiental afetar alguma parcela da população.
  • BRASIL. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm. Acesso em: 17 abr. 2020.

Pergunta 8

  • 1 em 1 pontos
  • Além das sanções penais e administrativas previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), as pessoas físicas ou jurídicas que vierem a causar danos, de qualquer tipo, ao meio ambiente também podem ser responsabilizadas civilmente.
  •   
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
  • Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm . Acesso em: 22 abr. 2020.

  •  
  • Sobre a responsabilidade civil de danos ambientais, assinale a alternativa correta:
  • Resposta Selecionada: Mesmo que o responsável sofra a punição civil, este ainda poderá ser punido nas searas administrativa e criminal.
  • Resposta Correta: Mesmo que o responsável sofra a punição civil, este ainda poderá ser punido nas searas administrativa e criminal.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A alternativa está correta, pois a responsabilização por danos causados ao meio ambiente, de acordo com o art. 225, § 3º da Constituição Federal de 1988, enseja a responsabilização tríplice da pessoa natural ou jurídica que o tenha causado. Desse modo, a aplicação da punição civil à conduta que cause danos ao meio ambiente não isenta o autor de sofrer as consequências previstas na área administrativa e as punições criminais.
  •  
  • BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em:
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 29 abr. 2020.

Pergunta 9

  • 0 em 1 pontos
  • Em um sítio, no interior do Tocantins, foram apreendidos animais silvestres criados em cativeiro para a venda, dentre eles havia aves, como periquitos e araras, e mamíferos, como macacos, uma jaguatirica e um filhote de onça-pintada. O proprietário do imóvel foi preso em flagrante, incorrendo no crime tipificado no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais.
  •  
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União . Disponível em: 22 abr. 2020.
  • A respeito da destinação dos animais apreendidos, assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: Deverão ser entregues a entidades de proteção e cuidado.
  • Resposta Correta: Serão libertados ou enviados a entidades de proteção e cuidado.
  • Feedback da resposta:Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois, conforme a Lei de Crimes Ambientais, fica estabelecido, no seu art. 25, parágrafo 1º, que se deve analisar o mais viável e recomendável para cada animal. Caso seja possível a sobrevivência, este será libertado em seu habitat natural, mas se não for possível, este deve ser encaminhado para instituições responsáveis pela proteção e cuidados de animais.
  •  
  • BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: 22 abr. 2020.

Pergunta 10

  • 1 em 1 pontos
  • Imagine que um terremoto atinja o estado do Rio de Janeiro, afetando uma das usinas nucleares do município de Angra dos Reis e haja o vazamento de material radioativo no meio ambiente. Em sua defesa, a empresa apela para o previsto no art. 393 do Código Civil, argumentando que estando o Brasil localizado no centro da Placa Sul-Americana, seria impossível haver qualquer terremoto.
  •  
  • BRASIL. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil . Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm . Acesso em: 22 abr. 2020.
  •  
  • Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: A empresa tem o dever de prevenção em relação aos danos ao meio ambiente, e é objetivamente responsável.
  • Resposta Correta: A empresa tem o dever de prevenção em relação aos danos ao meio ambiente, e é objetivamente responsável.
  • Feedback da resposta:Resposta correta. A alternativa está correta, pois apesar do caso fortuito e de força maior, conforme art. 396 do Código Civil, para retirar a responsabilização em relação às ações que podem causar danos ambientais, devem ser observados os princípios da prevenção e da precaução. Embora terremotos não sejam comuns no Brasil, a poluição por material é muito grave. E quanto à responsabilidade civil por danos ambientais, esta independe de culpa, de acordo com o art. 14 da Lei n. 6.398/1981, sendo, portanto, objetiva.
  •  
  • BRASIL. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm. Acesso em: 21 abr. 2020.
  •  
  • BRASIL. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil .
  • Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em: 22 abr. 2020.

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020 12h48min44s BRT

 OK

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais