Buscar

Em que consiste o Poder Constituinte Originário? Quais são suas características?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafael Esteves da Silva

Trata-se do poder de elaborar e modificar normas constitucionais. Portanto, é o poder de estabelecer uma nova Constituição de um Estado ou de modificar uma já existente. É a expressão da vontade suprema do povo, social e juridicamente organizado. São duas as espécies de poder constituinte: originário e derivado.

O poder constituinte originário ou de primeiro grau é o poder de elaborar uma nova ordem constitucional, ou seja, de criar uma Constituição, quando o Estado é novo (poder constituinte originário histórico), ou de substituí-la por outra, quando o Estado já existe (poder constituinte originário revolucionário). Portanto, é um poder inicial, ilimitado, autônomo e incondicionado.

Por sua vez, o poder constituinte derivado, instituído pelo poder constituinte originário, é subordinado e condicionado. Subdivide-se em reformador, decorrente e revisor. O reformador modifica as normas constitucionais por meio das emendas, respeitando as limitações impostas pelo poder constituinte originário (artigo 60 da CF).

O decorrente é o poder investido aos estados-membros para elaborar as suas próprias Constituições. Por fim, o revisor adéqua a Constituição à realidade da sociedade, conforme artigo 3º dos ADCT.

Fundamentação:

Artigo 60 da Constituição Federal

Artigo 3º do Ato das Disposições Transitórias Constitucionais

1
Dislike0
User badge image

Letícia Thiago

"Em suma, podemos apontar três características básicas que se reconhecem ao poder constituinte originário. Ele é inicial, ilimitado (ou autônomo) e incondicionado. É inicial, porque está na origem do ordenamento jurídico. É o ponto de começo do Direito. Por isso mesmo, o poder constituinte não pertence à ordem jurídica, não está regido por ela. Decorre daí outra característica do poder constituinte originário - é ilimitado. Se ele não se inclui em nenhuma ordem jurídica, não será objeto de nenhuma ordem jurídica. O Direito anterior não o alcança nem limita a sua atividade. Pode decidir o que quiser. De igual sorte, não pode ser regido nas suas formas de expressão pelo Direito preexistente, daí se dizer incondicionado". (MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 198).

1
Dislike0
User badge image

Marcelli Carvalho

É uma força capaz de originar um novo Estado (ou um novo ordenamento jurídico, rompendo com a ordem jurídica anterior). Subdivide-se em:

  • Poder Constituinte Originário Histórico: Cria um novo Estado. Ex.: Constituição Brasileira de 1824.
  • Poder Constituinte Originário Revolucionário: todos os posteriores ao histórico. É aquele poder que percebe a necessidade de instauração de uma nova ordem jurídica. Ex.: CF/88.

Características do Poder Constituinte Originário:

  • Inicial (inicia um ordenamento juridico)
  • Abstrato (não está positivado, surge da necessidade de nova ordem jurídica)
  • Autônomo (não sofre limitação do ordenamento juridico anterior)
  • Ilimitado juridicamente: ilimitação relativa, pois deve trazer direitos e garantias fundamentais; não pode restringir liberdades individuais; o país não pode viver isolado;
  • Incondicionado e soberano na tomada de decisões.
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais