A maior rede de estudos do Brasil

Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:


3.

O estudo da ética busca compreender a ação do ser humano na convivência com o outro, em que os costumes e a nossa maneira de agir determinam a consciência moral na sociedade. Em todos os momentos, o ser humano não pode viver sem estar amparado pela ética, que é tudo aquilo que torna a vida melhor e um ambiente mais tranquilo para se viver. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:


I- A ética, como demonstração do que é correto, nos leva à ideia de universalidade moral, ou seja, ideia de uma forma ideal para se viver no mundo do comportamento humano.

II- Comprometimento na eficiência no trabalho desenvolvido com a população, e o compromisso em desenvolver estudos que venham a contribuir no processo de competência profissional.

III- Garantir a democracia enquanto objetivo no processo de participação política e da riqueza socialmente produzida.

IV- Conforme o fundamento ético, a liberdade como capacidade do agir não corresponde ao valor ético do ser humano.


Agora, assinale a alternativa CORRETA:



a) As sentenças I e II estão corretas.



b) As sentenças I e III estão corretas.



c) As sentenças II e IV estão corretas.



d) Somente a sentença I está correta.


 

 


4.

A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam o modo de viver em sociedade. Ela serve para equilibrar e regular o bom desenvolvimento e funcionamento da sociedade. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Uma das funções da ética é sugerir qual o melhor comportamento que cada grupo social tem ou venha a ter.

(    ) A palavra ética provém do latim e significa hábitos, costumes e se refere à vida em sociedade.

(    ) Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento em relação aos outros homens na sociedade em que vivem.

(    ) A ética e moral são os maiores valores do homem livre.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



a) V - V - V - V.



b) V - F - V - V.



c) V - F - F - F.



d) F - F - V - V.


 

 


5.

Considerando que o comportamento humano é uma resposta às questões éticas, é possível compreender que as questões éticas são processadas de diferentes formas, bem como podem ser identificadas em diversos segmentos. Diante desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A consciência moral das pessoas é constituída através de seus valores e princípios.  

(    ) A consciência moral das pessoas é formada de ações coletivas, que reforçam a necessidade de aperfeiçoamento individual.  

(    ) Com relação aos ideais políticos do Estado, é possível descrever sua complexidade diante da problemática gerada por questões referentes à liberdade. 

(    ) A complexidade apresentada pelo Estado em função de seus pressupostos políticos torna-se descartável à medida que o processo liberatório é negligenciado pelos preceitos morais e éticos. 


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



a) F - F - V - F.



b) V - F - F - V.



c) V - V - V - F.



d) F - V - F - V.


 

 


6.

A ética não integra a condição humana como expressão do desenvolvimento natural da espécie, ou seja, ela não é intrínseca à natureza humana, mas desenvolvida a partir da socialização de determinada cultura. Refletindo sobre a ética e a condição humana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A ética está diretamente relacionada à história e à sociabilidade humana, expressa por meio de diferentes concepções, condicionando as diferentes visões de mundo, nosso modo de pensar e agir, nosso modo de ser e viver.

(    ) A sociedade contemporânea está marcada pelo individualismo, intolerância, apatia, desrespeito, preconceito, discriminação, violência, entre outras ações que não condizem com a ética e o bem viver em sociedade.

(    ) É possível  exigir que os animais possuam uma postura ética e moral. Se forem educados e adestrados, terão comportamentos adequados e afetivos.

(    ) Visto que na sociedade contemporânea a desigualdade social e a violência proliferam, em todas as instâncias sociais e econômicas, há um apelo e uma necessidade do desenvolvimento de uma ética voltada para a responsabilidade, para o cuidado de si e do outro.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



a) V - V - F - V.



b) V - V - F - F.



c) F - V - F - V.



d) F - F - V - F.


 

 


7.

O serviço social enquanto profissão deve estar baseado no respeito à dignidade humana e a todos os valores inerentes ao ser humano. Assim, a ética na profissão está diretamente ligada ao princípio de justiça social e à promoção dos direitos humanos. Assim sendo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A ética como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana também especifica regras para a conduta de profissionais diversos, que em sua maioria estão especificados nos diferentes códigos de ética profissional. 

(    ) Um profissional ético é aquele que desafia as políticas e práticas injustas que não garantem a inclusão social, a participação social e a garantia dos direitos sociais.

(    ) O compromisso para agir eticamente é um dever essencial de qualquer categoria profissional, seja assistente social ou não.

(    ) Para a viabilização da ética profissional, supõe-se que a sua compreensão e efetivação, independente da consciência moral ou ética e inteligência, a ação resulta da boa e simples intenção ou boa vontade, princípio caritativo e benevolente.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



a) V - V - F - F.



b) F - F - V - F.



c) F - V - F - V.



d) V - V - V - F.


 

 


8.

O conceito de sociedade pode ser entendido como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosa. Com relação à convivência social e comunitária e às funções das regras e das normas na sociedade, analise as sentenças a seguir:


I- As normas e as regras existem na sociedade para ajustar e regular o comportamento e o agir humanos.

II- A sociedade precisa da existência de punições reguladoras, para ajustar o agir humano.

III- As normas e as regras são desenvolvidas para justificar o comportamento e o agir humano.

IV- A sociedade só entende o desenvolvimento a partir do momento em que se submete a ações totalitaristas e corretivas.


Assinale a alternativa CORRETA:



a) Somente a sentença I está correta.



b) As sentenças I e II estão corretas.



c) As sentenças II e III estão corretas.



d) As sentenças III e IV estão corretas.


 

 


9.

O conceito de sociedade pode ser entendido como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Com relação à convivência social e comunitária e às funções das regras e das normas na sociedade, analise as sentenças a seguir:


I- As normas e as regras existem na sociedade para ajustar e regular o comportamento e o agir humanos.

II- A sociedade precisa da existência de punições reguladoras, para ajustar o agir humano. Desta maneira, impede em sua totalidade o desenvolvimento das ações negativas de comportamento.

III- As normas e as regras são desenvolvidas para justificar o comportamento e o agir humano, desde que este seja totalmente livre de estigmatismos impostos pela sociedade.

IV- A sociedade só entende o desenvolvimento a partir do momento em que se submete a ações totalitaristas e corretivas para ajustar o agir humano, mesmo que essas ações sejam hostis.


Assinale a alternativa CORRETA:



a) As sentenças II e III estão corretas.



b) Somente a sentença I está correta.



c) As sentenças I e II estão corretas.



d) As sentenças III e IV estão corretas.


 

 


10.

É comum separar os problemas teóricos da ética em dois campos: no primeiro, os problemas são considerados gerais e fundamentais, por exemplo: a liberdade, a consciência, o valor, entre outros. Com relação ao segundo campo, analise as sentenças a seguir:


I- Os problemas gerais do mundo são especificamente os ambientais.

II- As soluções das questões sociais constam na Constituição Federal de 1988.

III- Pode-se considerar as questões relacionadas à concretude da postura, como exemplo: a ética profissional, a ética política etc.

IV- Os problemas específicos da consciência moral.


Agora, assinale a alternativa CORRETA:



a) As sentenças I e III estão corretas.



b) Somente a sentença III está correta.



c) As sentenças III e IV estão corretas.



d) Somente a sentença II está correta.


 

 


Ética Profissional

UNIASSELVI IERGS


1 resposta(s)

User badge image

Mary Palheta

Há mais de um mês

Ética profissional
Ética profissional

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes