Buscar

O comércio sai da crise do século XIV fortalecido

"O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso, muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." (SEVCENKO, Nicolau, O Renascimento, Editora Atual, 1999.) A partir das observações de Nicolau Sevcenko, podemos afirmar: 

a) o contraste do século XIV com o XV deve-se ao fato de os países do Sul da Europa terem feito um grande esforço para recuperar a produção agrícola arruinada pelas guerras.


b) a peste, a guerra e a fome do século XIV foram substituídas pela força da produção manufatureira e do comércio marítimo.


c) a força política que impulsionou o avanço econômico da Europa foi a ascensão do clero.


d) a reforma protestante aconteceu devido às facilidades econômicas proporcionadas pela Revolução Comercial.


e) a produção manufatureira recuperou sua dinâmica retornando a padrões de produção que remontam ao início de sua prática no século IX.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais