Buscar

O que aconteceria se houvesse uma redução drástica de colesterol na composição das membranas?

💡 4 Respostas

User badge image

Darciana Costa Lima

A membrana plasmática é classificada como uma composição lipoprotéica, por isso ela é quimicamente formada por uma dupla camada de lipídios (glicolipídios, colesterol e fosfolipídios) e também conta com a presença de proteínas em sua estrutura.

As proteínas são responsáveis por constituir a porção sólida da membrana plasmática, representando até metade da sua composição total. Elas podem ser imersas ou associadas diretamente à bicamada lipídica, e são representadas por enzimas, como as glicoproteínas, proteínas transportadoras e antígenos. A principal função dos corpos protéicos presentes na membrana é atuar como catalisadores, ou seja, são eles as estruturas responsáveis por incentivar diversas reações dentro e fora da própria célula.


0
Dislike0
User badge image

Beatriz Almeida

Isso comprometeria a fluidez da membrana; a relação de colesterol com membrana dá-se de modo que a alta quantidade de colesterol deixa a membrana menos fluida, enquanto, a quantidade baixa, deixa e membrana mais fluida.

Desse modo, a redução comprometeria o equilíbrio da membrana, conferindo a ela uma fluidez exarcebada e incompatível com os mecanismos celulares.

0
Dislike0
User badge image

Stephany Leme

diminuição

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais