Buscar

Questões de História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I

1-O Templo de Abul-Simbel (c. 1301 a.C.) está localizado em um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos, retangulares, escavados na rocha, situados no sul do Egito. É considerado uma das mais grandiosas obras do faraó Ramsés II. Sobre o Templo de Abul-Simbel, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Esse templo é uma construção em forma piramidal.

( ) Sua forma remete ao zigurate mesopotâmico.

( ) O templo é talhado na face da rocha, e sua grande entrada foi projetada com 4 estátuas, de 20 metros de altura cada.

( ) Sentado, está representado o faraó Ramsés II, que construiu o Templo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - V - F.

b) V - F - V - F.

c) F - V - F - V.

d) F - F - V - V.



2-O ambiente natural era desconhecido e perigoso para o homem primitivo. Este pouco modificava a paisagem, principalmente porque se deslocava com frequência pelo território, como nômade. Sobre o modo de vida das pessoas no período pré-histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Muitos dos abrigos durante o período Paleolítico eram oferecidos pela própria natureza, como uma caverna natural ou uma gruta. Esses espaços, no entanto, tinham a desvantagem de serem disputados também por animais.

( ) Durante o período Neolítico, para melhor garantir sua sobrevivência, as pessoas desenvolveram um sistema de núcleos de famílias ou clãs e criaram assentamentos para viver em proximidade.

( ) Cabanas construídas com ossadas de mamutes, toras de árvores e peles de animais eram comuns durante o Neolítico. O sistema construtivo era rudimentar, mas as construções serviam a diferentes propósitos, contendo inclusive aberturas para dispersar a fumaça das fogueiras.

( ) Durante o Mesolítico, em algumas partes do mundo, surgiram grandes complexos habitacionais, com cabanas alocadas lado a lado e formando um complexo que reproduzia, de modo elementar, as cidades futuras, contendo seus mesmos elementos, como espaços comuns, eixos de circulação, depósitos etc.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - V - F.

b) F - F - V - V.

c) V - F - V - F.

d) F - V - F - V.


3-Para a religião egípcia, a ideia era de que, após a morte, o faraó acompanhasse o deus-sol em sua jornada diária pelo céu, por isso a forma da pirâmide apontava para o céu: ela assim o induziria para cima, para os céus. Sobre a arquitetura egípcia, analise as sentenças a seguir:


I- As primeiras pirâmides tinham forma escalonada (em degraus) e verticalizada, aos moldes do zigurate mesopotâmico.

II- O uso das formas piramidais era um símbolo da conexão entre o faraó e o deus Rá.

III- Os interiores das pirâmides eram ornamentados com decorações naturalistas, com a representação de golfinhos e pássaros.

IV- Todos os detalhes decorativos eram confeccionados em mármore branco, ao estilo dos templos gregos.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, II e III estão corretas.

b) As sentenças II e IV estão corretas.

c) As sentenças I e IV estão corretas.

d) As sentenças I e II estão corretas.



4-O Egito é dominado por um grande rio, o Nilo. Nas proximidades do Rio Nilo, a agricultura é favorecida pelo clima quente, e pelos depósitos anuais de matéria orgânica, proveniente de enchentes, que tornam os campos férteis. Sobre o contexto egípcio, analise as sentenças a seguir:


I- A cultura que surgiu nas margens do Nilo era majoritariamente agrícola.

II- A organização da vida egípcia se baseava na inundação anual do rio. Nesta época, os egípcios produziam alimentos que deveriam durar toda a estiagem.

III- Todos os assentamentos egípcios eram organizados em cidades-estado.

IV- Os egípcios foram uma civilização de grandes conquistas militares, e seu expansionismo fez com que estes utilizassem plantas ortogonais regulares, em todas as colônias do território conquistado.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, II e III estão corretas.

b) As sentenças I, II e IV estão corretas.

c) As sentenças I e II estão corretas.

d) As sentenças III e IV estão corretas.


5-O homem neolítico, mais conhecedor dos recursos oferecidos pela natureza do que seus antepassados, deixou de viver nas cavernas e passou a construir os primeiros abrigos, mesmo que primitivos. Sobre essas construções e os assentamentos que formavam, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Os primeiros assentamentos da humanidade apareceram no leste europeu e funcionavam como um método de apoio à sobrevivência das famílias ou clãs.

( ) Uma das principais vantagens de viver em agrupamentos era a divisão de tarefas, como a da caça, coleta e cuidados com as crianças.

( ) Algumas das cabanas mais antigas descobertas pelos pesquisadores eram construídas de ossadas de mamutes e toras de pinheiro, revestidas de peles de animais.

( ) Os sistemas estruturais utilizados nas primeiras cabanas da humanidade já tinham certa complexidade. Apesar disso, suas funções eram sempre limitadas apenas à moradia.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - F.

b) F - F - V - V.

c) F - V - F - F.

d) V - V - V - F.



6-A ideia da vida após a morte norteou praticamente toda a arte do Egito Antigo, notadamente conectada à figura do faraó. A ideia era de que, após a morte, o faraó acompanhasse o deus-sol em sua jornada diária pelo céu. Por isso, sua "morada para a outra vida" tinha uma forma bastante característica, subindo em direção ao céu. Representava, simbolicamente, o renascimento do faraó, tanto diário, quanto anual, ao longo de toda a eternidade, induzindo-o aos céus. Qual é o nome desta edificação?


a) Tumba.

b) Pirâmide.

c) Templo.

d) Sarcófago.



7-O complexo funerário de Djoser, erguido por Imhotep, foi a primeira construção monumental em pedra do Egito. A pirâmide possui forma retangular, cobrindo uma área de 14 hectares, está cercado por uma muralha de 10 metros de altura e 1600 metros de perímetro. Foi um projeto precursor das pirâmides. Sobre o Complexo de Djoser, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) O complexo foi edificado para os faraós Quéops, Quefren e Miquerinos.

( ) Nesse complexo, está localizada a escultura da grande Esfinge.

( ) A pirâmide teve seu exterior revestido com blocos de arenito.

( ) O complexo tem detalhes imortalizados em pedra, bem como colunas em forma de feixe de junco ou caule de papiro, e tetos de toras de madeira.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - V - V.

b) V - V - V - F.

c) V - F - V - F.

d) F - V - F - V.



8-Uma grande sala com colunas monumentais próximas umas às outras, que sustentam a cobertura, era comumente utilizada pelos egípcios em seus templos. A palavra grega que designa esse tipo de espaço é:


a) Obelisco.

b) Mastaba.

c) Pilone.

d) Hipostilo.



9-Referente à civilização pré-histórica, pode-se dizer que os povos mesopotâmicos conseguiram um grande avanço com relação às manifestações artísticas, como a pintura, a escultura e o artesanato. Sobre a arte mesopotâmica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) A arte mesopotâmica tinha como principais temas a história, a política, a religião, as forças da natureza e as diversas conquistas de seus povos.

( ) Alguns dos materiais mais utilizados para a produção da arte mesopotâmica eram a argila, o adobe, a terracota, a cerâmica, o cobre etc.

( ) A arte mesopotâmica não era feita para adornar os espaços arquitetônicos, e sim para a comercialização e troca com outras civilizações.

( ) As pinturas e os mosaicos eram feitos utilizando diversas cores, com maior uso do preto, branco, vermelho e amarelo, e conchas em mosaicos também eram bastante utilizadas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - V - F - V.

b) V - F - V - V.

c) F - F - V - V.

d) F - V - F - F.




10-Os persas fundaram o primeiro grande império do mundo. Seu auge ocorreu no ano de 539 a.C. Por volta de 525 a.C. já haviam expandido seu território por toda a Mesopotâmia, Ásia Menor e até o Egito. Sobre esta importante civilização, suas cidades e arquitetura, analise as sentenças a seguir:


I- A cultura dos persas era influenciada por todas as civilizações que conquistaram, fato que fica explícito na arte e na arquitetura.

II- A arquitetura persa se tornou gradativamente mais rígida e mais simples com a fusão estilística dos povos conquistados.

III- O palácio de Persépolis era formado por vários edifícios, e foi construído praticamente todo em pedra. Era utilizado principalmente para cerimônias de Ano Novo e início da primavera.

IV- As ruínas da cidadela de Persépolis não são consideradas atualmente uma grande contribuição dos persas à História da Arquitetura, pois não foram preservadas e pouco pode ser compreendido a partir delas.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II, III e IV estão corretas.

b) As sentenças I e III estão corretas.

c) As sentenças I, II e IV estão corretas.

d) As sentenças I e II estão corretas.

💡 10 Respostas

User badge image

Kelly Meirinho

4=sentenças I e II

2
Dislike0
User badge image

Kelly Meirinho

6=b) Pirâmide.

2
Dislike0
User badge image

Kelly Meirinho

9-a) V - V - F - V.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes