Buscar

Quais as penas proibidas no Brasil?

💡 15 Respostas

User badge image

clashcomelias

Constituição Federal apresenta as penas proibidas no Brasil.

Artigo 5o, inciso XLVII: não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada (...); b) de caráter perpétuo; c) de trabalhos forçados; d) de banimento; e) cruéis.

Conheçamos cada uma.

A) pena de morte

Está proibida no Brasil, mas pode ocorrer por fuzilamento, sendo autorizada pela Justiça Militar da União, em caso de guerra externa.

A guerra deve ser conhecida por todos e declarada por ato do Presidente da República, mediante referendo ou autorização do Congresso Nacional.

Doutrinadores comentam que há mais duas espécies de pena de morte: a) o abate de aeronaves hostis, suspeitas ou duvidosas sobrevoando o espaço aéreo do Brasil (artigo 303, parágrafo 2 [segundo], da Lei n. 7.565/1986); b) o encerramento das atividades de uma pessoa jurídica que descumpriu o artigo 24 da Lei de Crimes Ambientais.

B) prisão perpétua

Artigo 75 do Código Penal: o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a trinta anos.

C) pena de trabalhos forçados

Preso nenhum está obrigado a trabalhar em serviços desgastantes e exaustivos.

Não confundamos essa pena com o trabalho previsto na Lei de Execução Penal, artigo 31, uma vez que possui a intenção de educar e ativar o intelecto do apenado.

D) pena de banimento

Nenhum brasileiro, nato ou naturalizado, será banido do território nacional.

E) pena de natureza cruel

Carta Maior do país, em atenção ao princípio da dignidade da pessoa humana, repreende a prática de crueldade e desumanidade dos presos, que não poderão ficar em celas escuras e insalubres, nem serem tratados indignamente.

Lecionam os professores Juan Carlos Ferré Olivé, Miguel Angel Nunes Paz, William Terra de Oliveira e Alexis Couto de Brito que "o corpo humano é intangível para o Estado, e a integralidade física do condenado deve ser protegida, tanto em relação ao tipo de pena, quanto com a forma com a qual se executam sanções que indiretamente possam encobrir tratamentos desumanos, como são as privativas de liberdade".

0
Dislike0
User badge image

joselia cirqueira gomes

A Constituição Federal apresenta as penas proibidas no Brasil.
Artigo 50,inciso XLVII: não haverá penas: a)se morte,salvo em caso de guerra declarada(...);b)de caráter perpétuo;c)de trabalhos forçados;d)de banimento; e) natureza cruéis.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais