Buscar

Qual diferença de massa especifica pra densidade espeficica

💡 1 Resposta

User badge image

Verônica Batista

Diferença entre Densidade e Massa específica


Geralmente, usa-se "densidade" para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços). E "massa específica" para fluidos (líquidos e gases) e substâncias.



Um exemplo para ilustrar:



Para ficar mais fácil entender imagine um tambor com uma parte oca dentro, a parte oca está vazia, e o resto do cilindro preenchido de água. 


Supondo que o tambor é ideal, isto é, sua massa e espessura das paredes são desprezíveis. Dados: O volume do tambor é 200 dm³; a parte oca possui o volume de 80 dm³; pressão local 1 atm e a temperatura ambiente 20ºC.


Calcular a densidade do tambor, utilizando uma balança (com graduação em kg), para medir a massa do tambor e aplicando o volume total deste. O tambor possui volume de 200 dm³ (= 200 litros) e sua massa medida é de 120 kg


Logo, a densidade é:


d = m/V

d = 120/200 x 10-3

d = 600 kg/m³


Então a densidade do tambor é d = 0,6 kg/dm³


Calcular a massa especifica, sabendo-se que o volume da parte oca V = 80 dm³.


O volume da parte não oca (da água, que nos interessa) é: 200 – 80 = 120 dm³ (= volume total do tambor diminuído da parte oca).


ρ = m/V

ρ = 120/120 x 10-3

ρ = 1000 kg/m³




Sendo a mesma equação utilizada, massa específica e densidade têm conceitos diferentes.


Massa específica e densidade são ambas a razão entre massa e o volume de um corpo. No entanto, a massa específica é sempre constante e a densidade varia conforme o corpo.


Massa específica


Vamos considerar uma porção de uma determinada substância homogênea (pois todos os pontos dessa substância apresentam as mesmas propriedades) e maciça. Essa porção possui massa e volume, então podemos verificar que a razão entre sua massa e seu volume tem sempre um mesmo valor. A esse valor constante chamamos de massa específica (ρ).


Sendo assim, a massa específica é característica de cada substância e pode ser definida como sendo a razão entre a massa e o volume correspondente. Massa específica é representada pela equação:




Para uma determinada substância, a massa específica é sempre a mesma, então a massa dessa substância é diretamente proporcional ao volume ocupado por ela.



Densidade


Vamos agora considerar um corpo de massa m e volume V que pode ser heterogêneo ou oco (como mostra a figura abaixo):



Esse corpo (bola de futebol) possui uma massa m e um volume V, que inclui a parte vazia (oca). Dessa forma, podemos definir densidade como:




(A densidade de um corpo é dada pela razão entre a massa e o volume correspondente.)


Fonte: http://fisica2016-thiagokyamamoto.blogspot.com/2016/07/diferenca-entre-densidade-e-massa.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais