A maior rede de estudos do Brasil

O que foram o Plano Marshall e a Otan, pelo lado dos EUA, e o Comecon e o Pacto de Varsóvia, pelo lado da URSS, durante a Guerra Fria?

Estes programas contribuíram para o surgimento das corridas armamentista e espacial neste período? Por quê?

História

Ce Alcindo Guanabara


2 resposta(s)

User badge image

Joyce Queiroz

Há mais de um mês

Muito obrigada!
Muito obrigada!
User badge image

Sei lá

Há mais de um mês

O Plano Marshall foi um plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados na Europa após a Segunda Guerra Mundial.

O Conselho Mútuo Para Assistência Econômica (COMECON) foi um plano criado pela URSS como forma de rivalizar com o Plano Marshall, criado pelos Estados Unidos.

Fundado em 1949, o Comecon consistia em um plano de reconstrução econômica dos países do Leste Europeu que eram influenciados pelos soviéticos.

O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955 em resposta a Otan , era um plano que tinha como objetivo dar apoio militar a todos os países (socialistas) membros do Pacto.

OTAN foi uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.

A OTAN tinha por objetivos inibir o avanço do bloco socialista no continente europeu, fazendo frente a União Soviética e seus aliados da Europa oriental e fornecer ajuda mútua a todos os países membros.

Estes programas contribuíram para o surgimento das corridas armamentista e espacial neste período? Por quê?

R: Sim, essas alianças foram feitas devido a bipolarização mundial. Os EUA e a URSS tentavam influenciar outros países com o objetivo de se juntar a um dos dois, daí surgiu o plano Marshall e o Pacto de Varsóvia.

Sim, conforme as explicações acima, podemos ver que sempre que uma potência agia a outra tratava de dar uma resposta. Também devemos lembrar que essas alianças econômicas também tinham um objetivo militar, ou seja, formar alianças para uma futura guerra. Portanto, esses programas visavam mostrar ao mundo qual regime era melhor, capitalismo americano ou socialismo soviético, contribuindo para uma intensa disputa entre essa potências em diversas áreas e futuramente ocasionando na corrida armamentista e espacial.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes