Buscar

Quais são as vantagens de um acesso de laparotomia no abdomen inferior?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriela Cabói

Ela não é uma prática recente, remontando à antiguidade, mas teve grande expansão no século 20, graças ao advento das drogas curarizantes, da intubação traqueal do maior conhecimento da anatomia e fisiologia da parede abdominal e dos processos de cicatrização da ferida cirúrgica. A laparotomia envolve uma incisão no abdômen para acessar órgãos internos, variável de tamanho segundo o procedimento cirúrgico a ser executado, mas quase sempre grande. Uma mini-laparotomia pode envolver uma incisão oito a dez centímetros, mas uma laparotomia exploratória pode envolver uma incisão que percorre quase todo o comprimento do abdômen.

A laparotomia é sempre realizada em um centro cirúrgico. Previamente à intervenção deve ser feita uma sedação, como pré-anestesia, visando deixar o paciente mais calmo, sonolento e relaxado. Em seguida, o paciente deve receber medicações anestésicas que o manterão adormecido e sem sentir dor durante todo o ato cirúrgico. O tônus muscular e a atividade contrátil da musculatura são abolidos através de curarizantes (medicamentos que interrompem a transmissão do impulso nervoso na junção neuromuscular). O paciente deverá receber também uma sonda endotraqueal através da qual o anestesista procurará manter a ventilação adequada, uma vez que o paciente não estará mais respirando por própria conta. Em seguida, o cirurgião pratica uma incisão vertical no abdômen no caso de laparotomia exploradora ou na região a ser tratada no caso de laparotomia terapêutica e então faz o exame dos órgãos abdominais ou a intervenção sobre a parte doente. Depois de realizada a intervenção programada, a parede abdominal é fechada e suturada com fios apropriados. Quase sempre, depois da cirurgia, o paciente é levado de volta para seu quarto, depois de um curto período de recuperação e observação em uma sala apropriada do centro cirúrgico, podendo também, conforme o caso, ser encaminhado para uma unidade de terapia intensiva (UTI). O tempo da alta varia em cada caso, de acordo com o tipo de cirurgia realizada e com o estado clínico do paciente. A retirada dos pontos de sutura será programada pelo cirurgião.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais