Buscar

Como podemos classificar os princípios constitucionais e qual é a função dessa espécie de normas constitucionais?

💡 4 Respostas

User badge image

Rodrigo Barros

O Estado Democrático de Direito Brasileiro está assentado nos princípios estruturantes ou basilares Democrático e do Estado de Direito. Os princípios constitucionais gerais são os que intensificam os princípios estruturantes sendo assim tem a maior aplicabilidade. Com os resultantes deste princípio estruturante, podemos obter outros princípios chamados de gerais, exemplo disso é o da soberania popular. Os princípios constitucionais possuem uma dimensão funcional de programa de ação, (função dirigente e impositiva), sendo assim são impostas tarefas e programa aos poderes públicos, que de toda forma deve buscar a concretização, principalmente por serem imposições normativas constitucionais, ou seja o núcleo fundamental da Constituição dirigente.as

1
Dislike0
User badge image

Thuliany Laila

O Estado Democrático de Direito Brasileiro está assentado nos princípios estruturantes ou basilares Democrático e do Estado de Direito. Os princípios constitucionais gerais são os que intensificam os princípios estruturantes sendo assim tem a maior aplicabilidade. Com os resultantes deste princípio estruturante, podemos obter outros princípios chamados de gerais, exemplo disso é o da soberania popular. Os princípios constitucionais possuem uma dimensão funcional de programa de ação, (função dirigente e impositiva), sendo assim são impostas tarefas e programa aos poderes públicos, que de toda forma deve buscar a concretização, principalmente por serem imposições normativas constitucionais, ou seja o núcleo fundamental da Constituição dirigente.

0
Dislike0
User badge image

Paula Tejano

Classificação das constituições:


As constituições podem ser classificadas quanto ao seu conteúdo, à sua forma, ao seu modo de elaboração, à sua origem, à sua estabilidade, à sua extensão e finalidade, entre outras.


1. Quanto ao conteúdo

Constituições materiais ou substanciais


Com base no seu lato sensu identifica-se com a organização total do Estado, com regime político.

Em seu stricto sensu designa as normas constitucionais escritas ou costumeiras, inseridas ou não num documento escrito, que regulam a estrutura do Estado, a organização de seus órgãos e dos direitos fundamentais. Partindo desse princípio, a constituição só se referiria à matéria essencialmente constitucional, sendo todo o resto não constitucional, apesar de se integrarem a uma constituição escrita.

Constituições formais

É o modo peculiar do Estado de existir, sob a forma escrita, em um documento solenemente estabelecido pelo poder constituinte originário e somente modificável por processos e formalidades especiais nela própria estabelecidos.


Quanto à sua extensão e finalidade


   Constituições analíticas ou dirigentes


As constituições analíticas examinam e regulamentam todos os assuntos que entendam relevantes à formação, destinação e funcionamento do Estado (Ex.: Constituição brasileira de 1988).


   Constituições sintéticas / negativas / garantias


Esse tipo de constituição prevê somente os princípios e as normas gerais de regência do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulação de direitos e garantias fundamentais (Ex.: Constituição Norte-americana).

OBSERVAÇÃO: Em seu livro, Alexandre de Moraes cita palavras do Constituinte José Afonso da Silva, dizendo que a constituição sintética, que é constituição negativa, fora rejeitada por ser apenas construtora de liberdade-negativa ou liberdade-impedimento, oposta à autoridade, a qual é um modelo de constituição que às vezes se chama de constituição garantia. Conclui então, que o novo texto assumiu uma característica de constituição-dirigente, pois define fins e programa de ação futura, exceto no campo do sentimento socialista do que no de uma orientação socialdemocrática imperfeita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais