Buscar

As legislações brasileiras sobre a temática da infância e da juventude podem ser divididas em três fases:

As legislações brasileiras sobre a temática da infância e da juventude podem ser divididas em três fases:

a) Doutrina do Direito Penal do Menor;

b) Doutrina Jurídica do Menor em Situação Irregular e

c) Doutrina da proteção Integral

São verdadeiras as afirmativas sobre as legislações e seus entendimentos sobre as crianças e adolescentes, EXCETO:

Escolha uma:

a.

Na Doutrina do Direito Penal do Menor a criança era percebida na sociedade como um adulto menor, não havia distinção de necessidades e cuidados entre as diferentes fases da vida, assim, uma criança era responsabilizada como um adulto, tendo apenas o tempo de sua pena reduzido, sem se considerar outros aspectos do desenvolvimento.

b.

Nas Doutrinas da Situação Irregular e do Direito Penal do Menor o foco ainda era na manutenção da ordem social, com foco nas crianças e adolescentes que se encontravam nas ruas, abandonas, ou que cometiam pequenos delitos.

c.

A Doutrina Jurídica do Menor em Situação Irregular ainda embasa nos conceitos de periculosidade, menoridade e pobreza, vê nas crianças e nos adolescentes não sujeitos de direitos, mas sim indivíduos dos quais devemos ter pena, piedade, fase com grande traço assistencialista. As intervenções ainda desconsideram o desenvolvimento da criança.

d.

A Doutrina da Proteção Integral reconhece o sujeito como destinatário de todo um conjunto de direitos, e convocando a família, a sociedade e o estado na tarefa de proteção de crianças e adolescentes, por meio da consolidação de políticas públicas e da centralidade da família na atuação do sistema de garantia de direitos.

e.

A Doutrina da Proteção Integral tem como objetivo a proteção das crianças e adolescentes, em especial das crianças e dos adolescentes com situações vulneráveis com relação ao local de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia, tendo o superior interesse da criança como norteador da atuação.


💡 7 Respostas

User badge image

Lucas Dias

Perfeito ensinamento

1
Dislike0
User badge image

Irení Ferreira

Letra A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais