Buscar

• O que caracteriza o engolfamento e o soterramento? O que leva a ocorrência desses eventos em depósitos verticais de armazenamento de grãos?

💡 2 Respostas

User badge image

Tammy Alves

Principais acidentes ocorridos nos silos e armazéns

Equipamentos de armazenamento de grãos representam um dos lugares mais críticos para se trabalhar, por isso exigem cuidados especiais e constantes. Por isso, manter um bom nível de segurança quanto ao armazenamento e manuseio de grãos é fundamental, assim algumas medidas de segurança devem ser continuamente tomadas para garantir que nenhum acidente ocorra.

Porém, não é bem isso que ocorre em diversas ocasiões. Muitas ainda são as falhas de segurança durante o armazenamento de grãos que podem ocasionar acidentes que, em casos mais graves, colocarão em risco a vida do trabalhador.

O soterramento, também conhecido como engolfamento, representa a ocorrência mais comum neste tipo de atividade. Por diversas ocasiões, o trabalhador é literalmente “engolido” (sugado) pela montanha de grãos. Neste caso, as chances de sobrevivência são mínimas, em virtude da asfixia.

Em outros casos, menos numerosos, o trabalhador também pode ser encoberto por uma avalanche de grãos quando as paredes do armazém, por alguma razão, colapsam. Tal colapso inclusive, pode colocar em risco até quem está fora da construção.

Por fim, silos estão sujeitos à explosão, caso tenham grande quantidade de pó de cereais em seu interior. Neste caso, o material age como combustível quando entra em contato com superfícies muito aquecidas ou com faíscas.

Ainda há riscos da segurança do trabalhador relacionados a quedas (devido ao trabalho em alturas), intoxicação por produtos químicos e biológicos, choque elétrico, além de excesso de ruídos, ausência de ventilação, problemas ergonômicos e acidentes em geral.

Causas de acidentes no armazenamento de grãos

Todos os acidentes acima relatados ocorrem em virtude de alguns sérios problemas, tais como: diversas falhas de segurança; negligencia do trabalhador; desconhecimento; e falha de construção e manutenção dos equipamentos de armazenamento.

As falhas de segurança relacionam-se às condições inseguras quanto ao trabalho neste tipo de ambiente, devido à equipamentos de segurança defeituosos (cinto de segurança, cabo guia e talabarte incorretamente conectados com um ponto de ancoragem), iluminação e ventilação inadequadas e falta de protetores.

A negligencia, por sua vez se relaciona à desorganização, excesso de confiança do trabalhador, descuido quanto as medidas de segurança, preocupações alheias ao trabalho (gerando desatenção) e pressa/medo/coerção durante as atividades. Também pode ocorrer negligencia do dono do silo, ou seja, quando ele promove o abastecimento do silo além da sua capacidade relatada pelo fabricante.

Por fim, os acidentes durante o armazenamento de grãos podem ocorrer também devido a problemas de fabricação e manutenção dos equipamentos. Estes podem colapsar devido ao uso de materiais de baixa qualidade ou apresentar ineficiente ventilação, podendo ocasionar incêndios e explosões.

Principais medidas de segurança durante armazenagem de grãos

Para preservar a segurança do trabalhador e evitar a ocorrência de tais acidentes, é de suma importância que, antes de se iniciar um trabalho com o armazenamento de grãos, sejam ponderadas todas as medidas de segurança.

Tais medidas são regulamentadas pela norma regulamentadora 33, a NR-33. Essa NR estabelece os requisitos mínimos para o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes no espaço confinado – caso dos silos de armazenamento de grãos – de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

A NR-33 tem como objetivo o atendimento dos assuntos relacionados à segurança nestes ambientes, tais como:

  • Responsabilidades dos trabalhadores;
  • Gestão de segurança e saúde dos trabalhadores em espaços confinados;
  • Situações de emergência e salvamento.

Para implementar um sistema ou programas de gestão de segurança é preciso, primeiramente, realizar um amplo levantamento sobre todas as condições deste ambiente de trabalho, assim como as ocorrências de acidentes no local.

Esse levantamento é realizado via Análise Preliminar de Risco (APR), que consiste na avaliação dos riscos potenciais, suas respectivas causas, consequências e medidas de controle, garantido toda a segurança dentro do espaço.

Com a APR em mãos é hora de colocar as medidas de segurança em prática. Entre as medidas de segurança mais comuns, pode-se ressaltar:

  • Armazéns construídos ao ar livre, desde que em terrenos bastante planos e compactados, arejados, limpos e bem drenados;
  • Promover a limpeza e manutenção do local com frequência;
  • Investimento em sistemas de prevenção e proteção, caso da ventilação exaustora do armazém;
  • Adoção de escadas e plataformas de acesso, devidamente sinalizadas;
  • Uso obrigatório de EPIs, como máscaras para evitar a inalação de gases, cintos de segurança para evitar quedas e protetores contra ruídos;
  • Utilizar aparelhos que indiquem o nível de gases voláteis suspensos no ar, reduzindo os riscos de explosão ou intoxicação.

Cabe ressaltar ainda a importância de instruir e capacitar toda a equipe de trabalho para que todos os trabalhadores saibam operar os equipamentos e prevenir acidentes, como também agir em todas as situações de risco.

Como vemos, muitas dessas medidas de segurança no armazenamento de grãos são de senso comum, mas quando colocadas em prática de forma eficaz e conjunta podem fazer uma grande diferença.

Adquirir silos de qualidade também é fundamental!

Além de todas as medidas de segurança relatadas, é fundamental também que a indústria agrícola sempre busque investir nos melhores equipamentos para o armazenamento de grãos.


Dessa forma, os silos devem apresentar tecnologias relacionadas às melhores técnicas de conservação e segurança dos produtos nele armazenados, preservando a qualidade final dos grãos e principalmente mantendo os trabalhadores longe de riscos.

O revestimento interno dos silos, por exemplo deve ter características que impeçam o acúmulo de grãos, poeiras e a formação de barreiras que porventura afetem a segurança do trabalhador. Esses equipamentos de armazenagem devem também dispor de características de montagem e manutenção que permitem durabilidade e vida útil prolongada.

Para isso, estes equipamentos precisam ser fabricados com o uso de aço de alta qualidade, assim como a construção realizada por equipes de profissionais qualificados que sigam todas as normas vigentes e alinhadas ao setor.

1
Dislike0
User badge image

MAGNODA SILVA SANTOS

O que caracteriza o engolfamento e o soterramento?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais