A maior rede de estudos do Brasil

Estudo de Caso Nota 100 Cidadania na escola Uninter

A escola tem como compromisso oferecer ao aluno além da qualidade de ensino, formação moral e intelectual e solidário dentro dos princípios democráticos. Existe diversos projetos que contribui para a formação de cidadania dentro das escolas, como o projeto Antibullying que começou na Finlândia em 2009 e cresceu tanto que foi adotada em 20 países e “A maior lição do mundo “ Criado no Reino Unido com parceria da UNICEF que é um projeto com objetivo de dar ênfase nos direitos humanos, trazendo mudança de atitude e estilo de vida através do mundo real, tornando as crianças seres críticos e pensadoras. Esses projetos tem suma importância no desenvolvimento da cidadania a fins de trazer reflexão e consciência sobre os problemas que acontece na sociedade.

Em Minas Gerais o estado lançou o projeto Escola Viva, Comunidade Ativa em que as comunidades escolares que apresenta vulnerabilidade social realizem atividades que contribuam para a ampliação da cidadania como vários programas culturais, esportivos, artísticos e recreativos para os alunos do ensino médio, que por meio delas ocorra uma interação entre os alunos, professores, pais e moradores locais, proporcionando um convívio afetivo e compartilhamento de experiências.

Através dos problemas enfrentados na cidade/comunidade, a escola pode promover debates, e projetos que promova e reflexão a cerca desses problemas, e incentivar os alunos a pensar e repensar em maneiras e soluções que possam contribuir com o meio em que vive de forma individual e coletiva que desenvolva nos alunos a participação ativa nas questões sociais.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes