Buscar

Me ajudem por favor

A Psicologia da Educação contribui para a compreensão dos fatores que interferem na aprendizagem e possibilita ao professor refletir sobre os modos de ensinar e aprender. A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo situações da educação, sob a ótica psicológica, dos quais derivam princípios, modelos, teorias e procedimentos de ensino. É fundamental considerar as dimensões cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais no processo de aprendizagem. Embora, o conhecimento da Psicologia da Educação não seja garantia de bom ensino, pode ajudar o professor a desempenhar suas funções de maneira mais satisfatória para ele e para os alunos, visto que essa ciência procura estudar e explicar como a aprendizagem se desdobra sob a ação de inúmeros fatores. - Contextualize a afirmação acima por meio de uma situação educativa.

💡 1 Resposta

User badge image

Priscila Correa

A Psicologia da Educação utiliza princípios e informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino aprendizagem, constituindo-se em um ramo da Ciência Psicologia e tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica, dos quais derivam princípios, modelos, teorias e procedimentos de ensino assim como métodos práticos de instrução e avaliação. E por fim, estuda as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.

A partir do que já foi colocado podemos entender que a contribuição da Psicologia da Educação à formação do educador se faz por oferecer elementos possibilitadores da compreensão do aprendente e do processo ensino-aprendizagem. Compreender o aprendente em suas características individuais e seu desenvolvimento nos aspectos físico, emocional, intelectual e social é pré-requisito para obtenção de êxito na atividade de ensino. O ser aprendente não é um ser ideal, abstrato, é uma pessoa concreta que tem necessidades, preocupações, interesses, desejos, especificidades e que delas dependem a efetivação de aprendizagens. O ramo da Psicologia que ora estudamos é indispensável para que o professor tenha condições de compreender seus aprendentes e desenvolver um trabalho mais eficiente. No percurso histórico vivido pela nossa educação observamos que houve uma tendência a se dar mais importância ao aspecto intelectual que aos outros aspectos e sabemos que o desempenho intelectual pode ser prejudicado se não houver o desenvolvimento concomitante dos outros aspectos.

Para o professor, não é suficiente conhecer o aluno. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores, envolvendo o aluno, o professor e a dinâmica de sala de aula que facilitam ou prejudicam a aprendizagem. E ainda, para que o professor consiga realizar satisfatoriamente seu trabalho é de fundamental importância a compreensão do papel do professor. Diante de tudo isso, podemos ver que o trabalho educativo não é tão simples quanto se possa imaginar. E embora o conhecimento da Psicologia da Educação não seja garantia de bom ensino, pode ajudar o professor a desempenhar suas funções de maneira mais satisfatória para ele e para os aprendentes, visto que essa ciência procura estudar e explicar como a aprendizagem se desdobra sob a ação de inúmeros fatores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais