A maior rede de estudos do Brasil

Imunologia Clínica.

Na alergia, a resposta imune estende-se além do limite habitual de reconhecer apenas patógenos estranhos e abrange também o que deveria ser antígenos ambientais inócuos. Esse é um tipo de hipersensibilidade, a imunidade exagerada que também pode assumir a forma de reatividade a antígenos da mesma ou de outra espécie.

Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:

 

I. A alergia, ou hipersensibilidade imediata, é causada por respostas imunológicas a antígenos ambientais não microbianos. Os antígenos ambientais que desencadeiam as respostas alérgicas são chamados de alérgeno.

II. Os anticorpos IgG e IgM produzidos na reação alérgica podem causar lesão tecidual por meio da ativação do sistema complemento, recrutando células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.

III. A ligação de dois anticorpos IgE adjacentes a um antígeno faz a célula-alvo liberar mediadores químicos, como histamina, leucotrienos e prostaglandinas, que provocam as reações alérgicas observadas.

IV. O teste cutâneo pode ajudar a identificar o alérgeno, e o processo de dessensibilização pode neutralizar a alergia. A dessensibilização consiste na injeção de doses gradualmente crescentes do antígeno, com o objetivo de causar a produção de anticorpos IgG.

 

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a. I, II e IV, apenas.

b. I, II, III e IV.

c. II e III, apenas.

d. II, III e IV, apenas.

e. I, III e IV, apenas.



3 resposta(s)

User badge image

Julyana Carvalho

Há mais de um mês

a)- I, II e IV, apenas

a)- I, II e IV, apenas

User badge image

Brendha Prazeres

Há mais de um mês

queria saber a resposta tambem.

Essa pergunta já foi respondida!