Buscar

AO2

Leia o texto a seguir:

A educação ambiental exige um conhecimento aprofundado de filosofia, da teoria e história da educação, de seus objetivos e princípios, já que nada mais é do que a educação aplicada às questões de meio ambiente. Sua base conceitual é fundamentalmente a Educação e complementarmente as Ciências Ambientais, a História, as Ciências Sociais, a Economia, a Física, as Ciências da Saúde, entre outras.

As causas socioeconômicas, políticas e culturais geradoras dos problemas ambientais só serão identificadas com a contribuição dessas ciências. (...)

Não se trata apenas de entender e atuar sobre a problemática ecológica e na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas como ocorreu, historicamente, até a década de 1970. Trata-se, isso sim, de estabelecer a relação de causa e efeito dos processos de degradação com a dinâmica dos sistemas sociais.

 

(Fonte: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2014. p. 3-4. 

Com base nas informações acima, analise as seguintes afirmações:

 

I. Para o enfrentamento dos problemas ambientais, a Educação é a ciência principal, sendo complementada pelas demais ciências ambientais, sociais e da saúde.

II. Para o enfrentamento dos problemas ambientais, é preciso utilizar os estudos das diversas áreas científicas, que contribuem com conhecimentos complementares.

III. Para o enfrentamento dos problemas ambientais, não é suficiente o conhecimento apenas dos processos ecológicos; é preciso entender as dinâmicas sociais envolvidas.

IV. Para o enfrentamento dos problemas ambientais, é preciso entender suas origens socioeconômicas, políticas e culturais, como tem ocorrido, historicamente, desde a década de 1970.

 

É verdadeiro apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



III.


I.


I e IV.


II e III.


II e IV.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais