Buscar

Qual diploma normativo ficou conhecido historicamente como “Constituição da Mandioca”?

💡 4 Respostas

User badge image

flavia rodrigues

A constituição da mandioca não chegou a se tornar um diploma. Em 1822 houve a convocação de uma assembleia constituinte para criar a primeira carta política do Brasil, essa assembleia entrou em atividade de fato em 1823, até 12/11 do mesmo ano quando D Pedro I deu o golpe junto aos militares e dissolveu ela. Era pra solidificar a ideia de estado soberano, de independência, mas dom Pedro I não aceitou ter seus poderes restringidos como estava disposto no texto formulado. Ela levava esse nome devido ao estabelecimento do voto censitário com base na quantidade de alqueires de terra com plantação de mandioca. Logo, era uma constituição que representava claramente o interesse da elite agrária da época. Ps: nunca chegou a entrar em vigor sendo a primeira carta de fato a de 1824 outorgada, conhecida como CF do império.

0
Dislike0
User badge image

Aug Oli

Denomina-se popularmente como Constituição da mandioca o primeiro projeto de constituição do Brasil, cuja votação, em 1823, veio a ser interrompida pelo Imperador D. Pedro I (1822-1831) em novembro daquele ano, ao determinar o fechamento da Assembleia Nacional Constituinte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais