Buscar

Elabore um texto sobre a importância da pesquisa científica com uma citação curta uma citação direta longa e uma citação indireta?

💡 2 Respostas

User badge image

Lisiane Barbosa da silva


O que é citação direta?

Ela é a transcrição exata das palavras empregadas pelo autor citado ou pelo relatório de informações utilizado.

Quando usar?

Ela é usada para mencionar o autor e a obra utilizados para comprovar determinado argumento defendido. Emprega-se, no instante, em que você deseja apresentar ao seu leitor o conteúdo exato de determinada passagem utilizada na sua monografia e analisada em um ou mais parágrafos. Ela é empregada ao se verificar que não basta dizer a opinião de determinado autor, deve-se apresentar o trecho da obra utilizada.

Desse modo, a citação direta é utilizada ao se desejar demonstrar aos leitores e aos examinadores que determinado autor afirmou algo. Principalmente, ao se desejar empregar argumento de autoridade, comprovando que determinado autor com credibilidade disse algo que sustenta o que você defende, utiliza-se a citação direta. Assim, a citação direta não possui apenas a finalidade de comprovar o que certo autor afirmou, mas também para fortalecer o seu texto argumentativo por meio da apresentação de um argumento de autoridade.

O seu emprego evita que, em sua banca de defesa do TCC, seja realizada a seguinte pergunta: este autor disse isso mesmo ou é a sua interpretação?

Como fazer uma citação direta curta?

A citação direta curta constitui a transcrição de um trecho de uma obra, artigo, documento etc, sendo que não se deve ultrapassar 3 linhas de reprodução de determinada passagem.

Ao se empregar citação direta curta, a frase permanecerá no parágrafo da monografia, abrindo-se aspas e colocando após as aspas a citação autor-data caso você empregue o sistema de chamada autor-data. Lembre-se de que é possível utilizar o sistema de chamada numérico.

A citação direta complementa a argumentação apresentada no parágrafo em que é apresentada. Dessa forma, você não deve apenas transcrever uma passagem em um parágrafo, é preciso desenvolver o raciocínio. Cada parágrafo deve conter uma unidade de pensamento, ou seja, apenas apresentar uma citação direta em um parágrafo não forma esta unidade. Assim, desenvolva as suas reflexões e comprove-as por meio da citação direta curta.

Em resumo, não recomendamos que você escreva apenas citação direta curta para estruturar um parágrafo.

Exemplo de citação direta curta e parágrafo sem desenvolvimento de argumento:

Desse modo, como bem mencionou citado autor, “as mudanças climáticas […].” (AUTOR, DATA, Página).

Assim, ao se elaborar um parágrafo em que se apresente uma citação direta curta, deve-se apresentar as suas reflexões e como elas se sustentam por meio da citação direta.

Exemplo de citação direta curta e parágrafo com desenvolvimento de argumento:

Desse modo, as mudanças climáticas não são resultado apenas da emissão de poluição na atmosfera, pois o consumo também é causador dos problemas ambientais atuais; porém, não existe, até o momento, uma metodologia para se calcular a poluição decorrente do consumo. Assim, como bem menciona referido autor, “as mudanças climáticas […].” (AUTOR, DATA, Página).

Veja a diferença entre um parágrafo sem desenvolvimento de argumento e com o desenvolvimento de argumento. Observe como se estrutura um texto argumentativo científico.

Recomenda-se o uso deste tipo de citação direta na sua monografia, pois você não quebrará a estrutura de argumentação e de raciocínio apresentado no parágrafo. A citação direta longa faz muitos recortes da organização lógica do texto e torna a leitura muito cansativa, já que a letra é menor do que a do texto e a passagem transcrita é destacada em um parágrafo diverso.

Como fazer citação direta longa?

A citação direta longa refere-se à transcrição de uma passagem que possua mais de 3 linhas. A transcrição deve ser destacada em um parágrafo com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10 (Arial ou Times New Roman) e não se emprega as aspas conforme as normas ABNT.

É frequente o emprego de citação Autor-Data, devendo ser inserida após a transcrição do trecho, mantendo-se o mesmo tamanho de texto. Caso não se use o sistema de citação autor-data, você utilizará notas de rodapé, sendo que a numeração da nota de rodapé será inserida após o término da frase transcrita. Note-se a referência é feita pelo sobrenome do autor.

Dicas importantes

Não termine os capítulos de sua monografia com citações diretas, visto que, no encerramento do capítulo, deve-se apresentar a sua conclusão em relação à argumentação estruturada e deve-se fazer a conexão com o próximo capítulo. Desse modo, não cabe finalizar um capítulo com a transcrição de uma passagem de algum autor citado, já que o seu argumento deve ser arrematado no final por você.

No que se refere à fonte, é recomendado o tamanho 12 (Times New Roman ou Arial).

Caso seja empregada citação com texto evidenciado pelo autor, deve-se, depois de terminada, inserir a expressão “grifo do autor” entre parênteses.


0
Dislike0
User badge image

Andreina França

O passo fundamental para introduzirmos os procedimentos de multiplicação é entender que a multiplicação nada mais é que adicionar uma quantidade de parcelas (iguais ou não), ou seja, trata-se tão somente de uma convenção, de um símbolo para que a notação possa ser simplificada. (LOPES, Sergio Roberto, VIANA, Ricardo ...A construção de conceitos matemáticos e... pg.53.)
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais