Buscar

Qual é o musculo responsável pela mastigação?

💡 14 Respostas

User badge image

nana

É o Músculo Masseter.

1
Dislike0
User badge image

Braulhio Leandro

Masseter
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

  • Músculo Masseter: Esse é o principal músculo da mastigação, que causa a elevação e protrusão da mandíbula e auxilia os outros músculos a mover a mandíbula lateralmente. O masseter se origina da borda inferior dos dois terços anteriores do arco zigomático e termina no ângulo da mandíbula e nas bordas inferior e lateral do ramo da mandíbula. Ele é inervado pelo ramo massetérico do nervo mandibular.


  • Músculo Temporal: Esse músculo eleva e retrai a mandíbula, enquanto também auxilia o músculo pterigóide lateral a movimentá-la lateralmente. Ele se origina da linha temporal inferior, que se encontra no interior da fossa temporal. Suas fibras convergem em um formato de leque por toda a fossa, e se inserem no processo coronóide da mandíbula. O nervo mandibular emite os ramos superficial e profundo, que inervam as duas áreas do músculo temporal, respectivamente.


  • Músculo Pterigóide Medial: O pterigóide medial eleva, protrude e causa a excursão lateral (didução) da mandíbula. O músculo possui uma cabeça superficial e uma profunda. Elas se originam da superfície medial da placa pterigóide, bem como da tuberosidade maxilar e processo palatino, respectivamente. A inserção do pterigóide medial ocorre nos tubérculos pterigóides, que podem ser encontrados na superfície medial do ramo e no ângulo da mandíbula. O nervo mandibular inerva o pterigóide medial através do ramo pterigóide medial.


  • Músculo Pterigóide Lateral: O músculo pterigóide lateral abaixa e protrui a mandíbula, e a move lateralmente. Ele consiste de uma cabeça superior e uma inferior. A cabeça superior se origina da crista infratemporal e da asa maior do osso esfenóide, e se insere na fóvea pterigóide no colo do côndilo da mandíbula. Em contraste, a cabeça inferior cursa da superfície lateral da placa pterigóide lateral para o processo condilar da mandíbula.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais