Buscar

(UDESC 2017/1)

O período que vai de 1914 a 1945 marca o início da Primeira Guerra Mundial e o fim da Segunda. Alguns historiadores, como Eric Hobsbawn, ressaltam elementos comuns deste período, denominando-o Era da Catástrofe.

Com relação a este período, assinale a alternativa correta.

A) O fim da Primeira Guerra Mundial estimulou os processos de independência e descolonização dos países da África e da Ásia.

B) Neste período, a ascensão de regimes comunistas na América Latina pode ser compreendida como um resultado direto da campanha soviética sobre a Alemanha Nazista.

C) Disputas nacionalistas e manifestações antissemitas na Alemanha incitaram, entre outras questões, a imigração de grupos judeus para países vizinhos.

D) O fim da Primeira Guerra Mundial ocasionou um enfraquecimento nos sentimentos nacionalistas, restaurados apenas nos anos 1960, durante a Guerra Fria.

E) A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi promovida pelo então presidente Floriano Peixoto, como forma de aproximação político-econômica dos países aliados e de consolidação do lugar do país no cenário internacional.

💡 2 Respostas

User badge image

Gaby Leite

B
0
Dislike0
User badge image

Alice

C
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais