Buscar

Educação especial

Na década de 80, alunos com deficiência intelectual  eram matriculados na  Escola Municipal Ramiz Galvão - RJ. Somente esses alunos participavam da turma 109,  pois não conseguiam aprovação  e permaneciam muitos anos na mesma classe da escola, designada de Turma dos AEs (alunos excepcionais).

A escola, nessa época, não tinha a preocupação de realizar adaptações curriculares necessárias ao processo educacional do aluno com deficiência, era o  aluno que precisava se adequar as exigências  da escola.

A Educação Especial na década de 80 no Brasil, seguia o  paradigma:

 médico-assistencialista que visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.

da inclusão, que procurava garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.

da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.

da inclusão, a escola especial representou excelentes oportunidades para uma participação social plena. da terapia, que foi aos poucos  substituído por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.


💡 1 Resposta

User badge image

Paloma Rodrigues Queiroga

da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos. (Essa é a correta)!!!
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais