Buscar

descreva a estrutura básica de redes sob uma visão macro dessa organização empresarial e depois para cada unidade ... (PERGUNTA COMPLETA NA DESCRIÇÃO)

Leia o texto a seguir:

Vamos imaginar que uma empresa produtora de materiais plásticos, com sedes nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio Claro, necessita de um plano de Redes de Computadores para atender as suas necessidades operacionais e de comunicação.

Após diversas reuniões com as equipes da empresa, foi criado um detalhamento completo dessa necessidade e aí percebemos que a empresa tem uma divisão operacional e geográfica da seguinte forma:

Unidade de São Paulo – Possui um escritório central, onde aglutinam todas as transações das outras unidades para facilitar as análises gerenciais e tomada de decisões, somente nesta unidade está situada a área de Vendas e também a área administrativa e financeira, incluindo a área de TIC.

Unidade Campinas – Existe todo o processo produtivo, isto é, a fábrica e o maquinário de produção estão nesta unidade, também todo o controle de estoque de matérias primas, insumos, exceto seus produtos acabados.

Unidade de Rio Claro – Nesta unidade, criada especificamente para armazenamento de produtos acabados, é considerada como área de distribuição do pós-venda, que é realizada em São Paulo. Daqui partem todos os produtos vendidos para o destino final que será seus clientes.


No final dessa análise, constatamos a necessidade de ser criado uma estrutura de redes de computadores e as formas de comunicação, para que seja atendido em sua plenitude as operações organizacionais dessa companhia.

Considerando as tecnologias atuais para redes de computadores, descreva a estrutura básica de redes sob uma visão macro dessa organização empresarial e depois para cada unidade, considerando as topologias, classificações, hospedagem das aplicações e do banco de dados e possíveis modelos de comunicação.

💡 1 Resposta

User badge image

Nailson Julio Vilanova

Consideramos como uma opção válida aos padrões atuais, um servidor central com as aplicações e banco de dados conectados através de uma rede LAN com modelo STAR na unidade de São Paulo, já que a área de TIC está também nesta unidade, interligando todas as outras unidades através de uma conexão de comunicação via Internet ou um link dedicado e nas demais unidades a mesma estrutura de redes da unidade de São Paulo, porém com acessos ao servidor central.

Podemos considerar para esta opção também uma rede LAN para todas as unidades individualmente, mas desta vez não haverá um servidor central local e sim o uso de Datacenter ou Cloud Computing para alojar nossas aplicações e banco de dados, interligando todas as unidades a este modelo através da Internet e de acessos controlados.

3
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais