A maior rede de estudos do Brasil

“O surgimento da Sociologia...

“O surgimento da Sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista.

As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir do século XVIII colocaram problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.

Não é por mero acaso que a sociologia, enquanto instrumento de análise, inexistia nas relativamente estáveis sociedades pré-capitalistas, uma vez que o ritmo e o nível de mudanças que aí se verificavam não chegavam a colocar a sociedade como “um problema” a ser investigado”.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. SP: Brasiliense, 2006. P. 10-16.

A partir do texto pode-se concluir que:



A) a sociologia que tem como objeto de estudo o homem, interessa-se por entender cada indivíduo isoladamente em meio às mudanças sociais.


B) a sociologia surge para explicar de que maneira se deu o fim da sociedade feudal com o intuito de salvar a nova sociedade, a capitalista.


C) a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais totalmente novas que colocam a coletividade em foco.


D) a sociologia inicia sua trajetória defendendo um profundo diálogo com as continuidades a fim de guardar as tradições que estavam ameaçadas.


E) a sociologia nasce da disposição dos intelectuais contemporâneos pensarem sua própria sociedade, o que não era possível ao homem medievo, pois não tinham problemas.

Sociologia

UNINOVAFAPI


2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes