A maior rede de estudos do Brasil

Legislação e direito ambiental


1 resposta(s)

User badge image

Vinicios oliveira

Há mais de um mês

Acadêmico:

Rodrigo Orival de Oliveira (2776947)

Disciplina:

Legislação e Direito Ambiental (EAB08)Avaliação:

Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:651030) ( peso.:1,50)

Prova:

26121945

Nota da Prova:

10,00

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  

1.Os recursos ambientais são elementos construídos ou não pelo homem, que devem ser protegidos, pois são de uso comum do povo. Mesmo havendo a possibilidade de se desenvolver recursos artificiais, não devemos esbanjar a extração dos recursos naturais. Um destes recursos, essencial à nossa vida, é a água. Além do consumo de água que podemos observar em nossa rotina (ao lavar roupa, a louça, ao tomar banho, entre outros), existe o gasto que não observamos, ou seja, o consumo indireto. Dentro do consumo indireto, os produtos de origem animal são os maiores consumidores de água doce disponível, conforme demonstra a tabela anexa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:


I- Caso o consumo de água não seja reduzido, a disponibilidade deste recurso para as presentes e futuras gerações pode ficar comprometida.

II- Os hábitos alimentares das pessoas têm pouca influência no consumo de água utilizada para sua produção.

III- Ao preparar um almoço contendo 1 kg de tomate, 1 kg de batata e 1 kg de carne bovina, o gasto indireto de água é de 20440 litros de água.

IV- A partir da observação da tabela, pode-se notar que, à medida que o consumo de carne (por exemplo, bovina) aumenta, o gasto de água aumenta proporcionalmente.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.semanario.com.br/noticia/2013/01/producao-de-carne-e-uma-das-principais-consumidoras-de-agua/6823>. Acesso em: 6 set. 2016. a)As sentenças I e II estão corretas. b)As sentenças I, III e IV estão corretas. c)Somente a sentença I está correta. d)As sentenças II e IV estão corretas.

2.A Lei 6.938 de 1981, além de estabelecer a Política Nacional do Meio Ambiente, instituiu o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Conforme pode-se evidenciar na referida lei, o SISNAMA conta com uma hierarquia com relação aos atores que o integram e suas competências. Com relação às ações cabíveis de serem executadas pelo CONAMA, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Resoluções.

II- Moções.

III- Recomendações.

IV- Proposições.


(    ) Trata-se de deliberação vinculada a diretrizes e normas técnicas, critérios e padrões relativos à proteção ambiental e ao uso sustentável dos recursos ambientais.

(    ) Quando se tratar de manifestação, de qualquer natureza, relacionada com a temática ambiental.

(    ) Quando se tratar de matéria ambiental a ser encaminhada ao Conselho de Governo ou às Comissões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

(    ) Quando se tratar de manifestação acerca da implementação de políticas, programas públicos e normas com repercussão na área ambiental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 2 out. 2019. a)I - II - IV - III. b)I - IV - III - II. c)II - III - I - IV. d)IV - III - II - I.

3.Um empreendedor particular deseja construir um prédio comercial em área urbana, de forma a alugar salas comerciais futuramente. Para isso, consulta um profissional especializado na área ambiental de forma a obter informações a respeito das exigências legais para tal empreendimento. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: a)É necessária a execução de um EIA, que não deverá ser efetuado anteriormente ao licenciamento ambiental, dada ao baixo potencial de impacto ambiental a ser gerado pela atividade. b)O estudo prévio de impacto ambiental deve ser efetuado, anteriormente ao licenciamento ambiental, a ser conduzido por órgão ambiental municipal, em virtude do potencial impacto ser de âmbito local. c)O estudo de impacto de vizinhança deve ser realizado caso o empreendimento esteja relacionado ao rol de atividades elencadas em lei do município. d)Por se tratar de área urbana, não existe necessidade de estudo de impacto ambiental (EIA) ou estudo de impacto de vizinhança, pois após a edição da Constituição de 1988, não foi promulgada lei complementar que trate do tema.

4.No ano de 1997, em decorrência de estudos científicos referentes às causas do aquecimento global, dirigentes de mais de 160 países criaram, em 1997, o Protocolo de Quioto. Trata-se de um acordo internacional que estipula metas de diminuição de emissões de gases do efeito estufa (GEEs). A partir deste acordo surgiram iniciativas de mercado visando a esta redução. Sobre estas iniciativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O crédito de carbono se refere a um certificado eletrônico emitido quando existe aumento na emissão de gases que poluem o ar.

(    ) O mercado de créditos de carbono é obrigatório mesmo para as empresas que não apresentam metas para neutralização de emissões de GEEs.

(    ) As Reduções Verificadas de Emissão (RVE) são os instrumentos de negociação dos créditos de carbono e representam uma tonelada de CO2 reduzida ou deixada de ser emitida.

(    ) O investimento em projetos de energia renovável (por exemplo, energia eólica), pode ser utilizado para a obtenção de créditos de carbono.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: FRANÇA, R. K. Legislação e Direito Ambiental. Indaial: Uniasselvi, 2013. a)F - V - V - F. b)V - F - F - F. c)V - F - V - V. d)F - F - V - V.

5.De acordo com a Resolução CONAMA n. 237/1997, diversos empreendimentos lineares, como estradas de ferro, oleodutos e gasodutos, antes de serem executados, estão sujeitos à apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). O artigo 2º dessa Resolução discorre sobre a necessidade de licenciamento ambiental prévio, por órgão ambiental competente, para atividades consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras, além dos empreendimentos capazes, sob qualquer forma de gerar degradação ambiental. Considere que os possíveis impactos causados pelos empreendimentos lineares estão apresentados nas tabelas anexadas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:


I- Nos empreendimentos em que predominam obras subterrâneas, como gasodutos e oleodutos, ocorrem alterações em recarga de aquíferos.

II- O efeito de borda e a alteração na composição de espécies são resultados da fragmentação da paisagem natural causada por esses empreendimentos.

III- Em comparação com a construção de outros empreendimentos lineares, a construção de ferrovias ocasiona a menor emissão dos gases de efeito estufa e sequestro de carbono.

IV- Os corpos d'água da área de influência do empreendimento estão sujeitos ao aumento de turbidez e ao assoreamento decorrentes do carreamento do solo.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: BRASIL. Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997. Dispõe sobre licenciamento ambiental; competência da União, Estados e Municípios; listagem de atividades sujeitas ao licenciamento; Estudos Ambientais; Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html>. Acesso em: 9 ago. 2018. a)As sentenças I, II e IV estão corretas. b)As sentenças II e III estão corretas. c)As sentenças I e III estão corretas. d)As sentenças III e IV estão corretas.

Anexos:

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DE INDÚSTRIA TÊXTIL

6.Para determinar o Índice de Sustentabilidade da Indústria Têxtil (IST) na imagem em anexo, foram consideradas três dimensões, cujos índices são apresentados para três empreendimentos na tabela 1. Para que fosse determinado o índice ambiental, foram analisados 20 indicadores dos quais cinco foram elencados na tabela 2. A variação dos índices e indicadores oscila entre 0 e 1, o que expressa, respectivamente, um pior e um melhor panorama do parâmetro observado. Sobre o exposto e o procedimento de licenciamento ambiental, analise as sentenças a seguir:


I O IST é calculado pela média simples das três dimensões, ou seja, cada variável apresenta a importância na determinação do índice.

II- O cálculo do IST é realizado utilizando a metodologia de média ponderada, pois as variáveis econômica, social e ambiental apresentam pesos diferentes.

III- A obtenção da licença de operação (A1) é garantida para os empreendimentos que obtiveram a licença prévia e a licença de instalação.

IV- O cumprimento das condicionantes do licenciamento determinadas pelo órgão ambiental (A2) isenta o empreendimento de multas aplicadas pelo órgão fiscalizador (A3).

V- Os dados que compõem os indicadores A4 e A5 são de natureza qualitativa e quantitativa.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I e V estão corretas. b)Somente a sentença II está correta. c)As sentenças II e IV estão corretas. d)Somente a sentença III está correta.

Anexos:

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DE INDÚSTRIA TÊXTIL

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DE INDÚSTRIA TÊXTIL

7.O Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 menciona que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: <http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm>. Acesso em: 7 ago. 2018. a)Para a instalação de empreendimento potencialmente causador de significativa degradação ambiental é exigida a realização de estudo prévio de impacto ambiental. b)A Constituição criou os chamados, espaços territoriais especialmente protegidos. Desta forma, ficou vedada a possibilidade de propriedade privada dos mesmos. c)A Constituição não atribuiu aos estados a responsabilidade de tutela sobre o meio ambiente, dada a soberania nacional para legislar em matéria ambiental. d)Caso um empreendedor deseje instalar uma usina nuclear, o órgão municipal de meio ambiente apresenta total autonomia para autorizar ou não autorizar a construção de tal usina.

8.Atualmente, diante da temática Preservação do Meio Ambiente, dentre as leis ambientais presentes em nosso país, a Constituição Federal, no art. 225, inovou ao reconhecer um princípio ambiental como um direito fundamental do homem. Com relação a esse princípio ambiental, assinale a alternativa CORRETA: a)Princípio do ambiente ecologicamente equilibrado. b)Princípio da presunção da inocência. c)Princípio da proteção da fauna e flora silvestres. d)Princípio do contraditório.

9.Poluição ambiental consiste em qualquer ação que provoque desarmonia no meio ambiente, causando prejuízo ao fluxo regular das coisas, seja no âmbito natural, artificial, cultural ou humano. Com relação à poluição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Poluição atmosférica e poluição sonora podem ser compreendidas como sinônimas, pois ambas lançam substâncias que agridem o meio ambiente.

(    ) Poluição hídrica pode ser compreendida como a contaminação dos corpos d'água por substâncias que interfiram negativamente na qualidade da água, prejudicando inclusive as espécies que ali habitam.

(    ) A poluição visual pode ser exemplificada como vários outdoors expostos em via pública, as placas com letreiros luminosos em excesso, que possam tirar a atenção de quem transita na via.

(    ) A poluição causada pela emissão dos gases dos automóveis, motocicletas e das indústrias é a poluição do solo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)V - V - F - V. b)V - F - V - F. c)F - V - V - F. d)F - F - V - V.

10.Diante de todos os reflexos que a poluição e a degradação ambiental estão causando, bem como a diminuição da qualidade de vida, muitos países vêm demonstrando sensibilidade e preocupação com a manutenção do nosso planeta. Como exemplo dessa preocupação coletiva, podemos citar o Protocolo de Quioto, que é um tratado internacional, criado após vários eventos que discutiram sobre a problemática ambiental. Sobre o objetivo do Protocolo de Quioto, assinale a alternativa CORRETA: a)Diminuição do crescimento econômico, objetivando o desenvolvimento sustentável. b)Redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. c)Diminuição do lançamento de dejetos de animais nas nascentes dos rios. d)Redução do desmatamento na floresta amazônica.

Acadêmico:

Rodrigo Orival de Oliveira (2776947)

Disciplina:

Legislação e Direito Ambiental (EAB08)Avaliação:

Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:651030) ( peso.:1,50)

Prova:

26121945

Nota da Prova:

10,00

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  

1.Os recursos ambientais são elementos construídos ou não pelo homem, que devem ser protegidos, pois são de uso comum do povo. Mesmo havendo a possibilidade de se desenvolver recursos artificiais, não devemos esbanjar a extração dos recursos naturais. Um destes recursos, essencial à nossa vida, é a água. Além do consumo de água que podemos observar em nossa rotina (ao lavar roupa, a louça, ao tomar banho, entre outros), existe o gasto que não observamos, ou seja, o consumo indireto. Dentro do consumo indireto, os produtos de origem animal são os maiores consumidores de água doce disponível, conforme demonstra a tabela anexa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:


I- Caso o consumo de água não seja reduzido, a disponibilidade deste recurso para as presentes e futuras gerações pode ficar comprometida.

II- Os hábitos alimentares das pessoas têm pouca influência no consumo de água utilizada para sua produção.

III- Ao preparar um almoço contendo 1 kg de tomate, 1 kg de batata e 1 kg de carne bovina, o gasto indireto de água é de 20440 litros de água.

IV- A partir da observação da tabela, pode-se notar que, à medida que o consumo de carne (por exemplo, bovina) aumenta, o gasto de água aumenta proporcionalmente.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.semanario.com.br/noticia/2013/01/producao-de-carne-e-uma-das-principais-consumidoras-de-agua/6823>. Acesso em: 6 set. 2016. a)As sentenças I e II estão corretas. b)As sentenças I, III e IV estão corretas. c)Somente a sentença I está correta. d)As sentenças II e IV estão corretas.

2.A Lei 6.938 de 1981, além de estabelecer a Política Nacional do Meio Ambiente, instituiu o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Conforme pode-se evidenciar na referida lei, o SISNAMA conta com uma hierarquia com relação aos atores que o integram e suas competências. Com relação às ações cabíveis de serem executadas pelo CONAMA, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Resoluções.

II- Moções.

III- Recomendações.

IV- Proposições.


(    ) Trata-se de deliberação vinculada a diretrizes e normas técnicas, critérios e padrões relativos à proteção ambiental e ao uso sustentável dos recursos ambientais.

(    ) Quando se tratar de manifestação, de qualquer natureza, relacionada com a temática ambiental.

(    ) Quando se tratar de matéria ambiental a ser encaminhada ao Conselho de Governo ou às Comissões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

(    ) Quando se tratar de manifestação acerca da implementação de políticas, programas públicos e normas com repercussão na área ambiental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 2 out. 2019. a)I - II - IV - III. b)I - IV - III - II. c)II - III - I - IV. d)IV - III - II - I.

3.Um empreendedor particular deseja construir um prédio comercial em área urbana, de forma a alugar salas comerciais futuramente. Para isso, consulta um profissional especializado na área ambiental de forma a obter informações a respeito das exigências legais para tal empreendimento. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: a)É necessária a execução de um EIA, que não deverá ser efetuado anteriormente ao licenciamento ambiental, dada ao baixo potencial de impacto ambiental a ser gerado pela atividade. b)O estudo prévio de impacto ambiental deve ser efetuado, anteriormente ao licenciamento ambiental, a ser conduzido por órgão ambiental municipal, em virtude do potencial impacto ser de âmbito local. c)O estudo de impacto de vizinhança deve ser realizado caso o empreendimento esteja relacionado ao rol de atividades elencadas em lei do município. d)Por se tratar de área urbana, não existe necessidade de estudo de impacto ambiental (EIA) ou estudo de impacto de vizinhança, pois após a edição da Constituição de 1988, não foi promulgada lei complementar que trate do tema.

4.No ano de 1997, em decorrência de estudos científicos referentes às causas do aquecimento global, dirigentes de mais de 160 países criaram, em 1997, o Protocolo de Quioto. Trata-se de um acordo internacional que estipula metas de diminuição de emissões de gases do efeito estufa (GEEs). A partir deste acordo surgiram iniciativas de mercado visando a esta redução. Sobre estas iniciativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O crédito de carbono se refere a um certificado eletrônico emitido quando existe aumento na emissão de gases que poluem o ar.

(    ) O mercado de créditos de carbono é obrigatório mesmo para as empresas que não apresentam metas para neutralização de emissões de GEEs.

(    ) As Reduções Verificadas de Emissão (RVE) são os instrumentos de negociação dos créditos de carbono e representam uma tonelada de CO2 reduzida ou deixada de ser emitida.

(    ) O investimento em projetos de energia renovável (por exemplo, energia eólica), pode ser utilizado para a obtenção de créditos de carbono.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: FRANÇA, R. K. Legislação e Direito Ambiental. Indaial: Uniasselvi, 2013. a)F - V - V - F. b)V - F - F - F. c)V - F - V - V. d)F - F - V - V.

5.De acordo com a Resolução CONAMA n. 237/1997, diversos empreendimentos lineares, como estradas de ferro, oleodutos e gasodutos, antes de serem executados, estão sujeitos à apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). O artigo 2º dessa Resolução discorre sobre a necessidade de licenciamento ambiental prévio, por órgão ambiental competente, para atividades consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras, além dos empreendimentos capazes, sob qualquer forma de gerar degradação ambiental. Considere que os possíveis impactos causados pelos empreendimentos lineares estão apresentados nas tabelas anexadas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:


I- Nos empreendimentos em que predominam obras subterrâneas, como gasodutos e oleodutos, ocorrem alterações em recarga de aquíferos.

II- O efeito de borda e a alteração na composição de espécies são resultados da fragmentação da paisagem natural causada por esses empreendimentos.

III- Em comparação com a construção de outros empreendimentos lineares, a construção de ferrovias ocasiona a menor emissão dos gases de efeito estufa e sequestro de carbono.

IV- Os corpos d'água da área de influência do empreendimento estão sujeitos ao aumento de turbidez e ao assoreamento decorrentes do carreamento do solo.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: BRASIL. Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997. Dispõe sobre licenciamento ambiental; competência da União, Estados e Municípios; listagem de atividades sujeitas ao licenciamento; Estudos Ambientais; Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html>. Acesso em: 9 ago. 2018. a)As sentenças I, II e IV estão corretas. b)As sentenças II e III estão corretas. c)As sentenças I e III estão corretas. d)As sentenças III e IV estão corretas.

Anexos:

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DE INDÚSTRIA TÊXTIL

6.Para determinar o Índice de Sustentabilidade da Indústria Têxtil (IST) na imagem em anexo, foram consideradas três dimensões, cujos índices são apresentados para três empreendimentos na tabela 1. Para que fosse determinado o índice ambiental, foram analisados 20 indicadores dos quais cinco foram elencados na tabela 2. A variação dos índices e indicadores oscila entre 0 e 1, o que expressa, respectivamente, um pior e um melhor panorama do parâmetro observado. Sobre o exposto e o procedimento de licenciamento ambiental, analise as sentenças a seguir:


I O IST é calculado pela média simples das três dimensões, ou seja, cada variável apresenta a importância na determinação do índice.

II- O cálculo do IST é realizado utilizando a metodologia de média ponderada, pois as variáveis econômica, social e ambiental apresentam pesos diferentes.

III- A obtenção da licença de operação (A1) é garantida para os empreendimentos que obtiveram a licença prévia e a licença de instalação.

IV- O cumprimento das condicionantes do licenciamento determinadas pelo órgão ambiental (A2) isenta o empreendimento de multas aplicadas pelo órgão fiscalizador (A3).

V- Os dados que compõem os indicadores A4 e A5 são de natureza qualitativa e quantitativa.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I e V estão corretas. b)Somente a sentença II está correta. c)As sentenças II e IV estão corretas. d)Somente a sentença III está correta.

Anexos:

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DE INDÚSTRIA TÊXTIL

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DE INDÚSTRIA TÊXTIL

7.O Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 menciona que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: <http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm>. Acesso em: 7 ago. 2018. a)Para a instalação de empreendimento potencialmente causador de significativa degradação ambiental é exigida a realização de estudo prévio de impacto ambiental. b)A Constituição criou os chamados, espaços territoriais especialmente protegidos. Desta forma, ficou vedada a possibilidade de propriedade privada dos mesmos. c)A Constituição não atribuiu aos estados a responsabilidade de tutela sobre o meio ambiente, dada a soberania nacional para legislar em matéria ambiental. d)Caso um empreendedor deseje instalar uma usina nuclear, o órgão municipal de meio ambiente apresenta total autonomia para autorizar ou não autorizar a construção de tal usina.

8.Atualmente, diante da temática Preservação do Meio Ambiente, dentre as leis ambientais presentes em nosso país, a Constituição Federal, no art. 225, inovou ao reconhecer um princípio ambiental como um direito fundamental do homem. Com relação a esse princípio ambiental, assinale a alternativa CORRETA: a)Princípio do ambiente ecologicamente equilibrado. b)Princípio da presunção da inocência. c)Princípio da proteção da fauna e flora silvestres. d)Princípio do contraditório.

9.Poluição ambiental consiste em qualquer ação que provoque desarmonia no meio ambiente, causando prejuízo ao fluxo regular das coisas, seja no âmbito natural, artificial, cultural ou humano. Com relação à poluição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Poluição atmosférica e poluição sonora podem ser compreendidas como sinônimas, pois ambas lançam substâncias que agridem o meio ambiente.

(    ) Poluição hídrica pode ser compreendida como a contaminação dos corpos d'água por substâncias que interfiram negativamente na qualidade da água, prejudicando inclusive as espécies que ali habitam.

(    ) A poluição visual pode ser exemplificada como vários outdoors expostos em via pública, as placas com letreiros luminosos em excesso, que possam tirar a atenção de quem transita na via.

(    ) A poluição causada pela emissão dos gases dos automóveis, motocicletas e das indústrias é a poluição do solo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)V - V - F - V. b)V - F - V - F. c)F - V - V - F. d)F - F - V - V.

10.Diante de todos os reflexos que a poluição e a degradação ambiental estão causando, bem como a diminuição da qualidade de vida, muitos países vêm demonstrando sensibilidade e preocupação com a manutenção do nosso planeta. Como exemplo dessa preocupação coletiva, podemos citar o Protocolo de Quioto, que é um tratado internacional, criado após vários eventos que discutiram sobre a problemática ambiental. Sobre o objetivo do Protocolo de Quioto, assinale a alternativa CORRETA: a)Diminuição do crescimento econômico, objetivando o desenvolvimento sustentável. b)Redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. c)Diminuição do lançamento de dejetos de animais nas nascentes dos rios. d)Redução do desmatamento na floresta amazônica.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes