Buscar

Assinale a alternativa CORRETA:


A profissão do Assistente Social faz parte da complexa "divisão do trabalho social - DTS" da sociedade contemporânea. Esse conceito sociológico foi esclarecedor sobre o nosso tempo, desde a Revolução Industrial, que inicia um processo de especializações e funções que tornaram a Sociedade mais eficiente, em vários aspectos, mas não livre de contradições, entre as quais as questões sociais que, se não nasceram com a modernidade, por várias razões, explicitaram-se com ela. Elas fazem parte de nossos cenários e exigem a intervenção do profissional do Serviço Social nessa DTS. Nessa perspectiva, de acordo com Iamamoto, a questão social pode ser compreendida como "[...] um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: que a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade". Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:


I- A questão social está vinculada ao modo de produção capitalista, cujo trabalho é privado e a apropriação é pública.

II- O desemprego, violência e falta de leitos hospitalares são expressões da questão social e revelam as contradições da sociedade contemporânea no Brasil.

III- No Serviço Social, o significado da questão social está relacionado à desigualdade, tendo origem causal na sociedade democrática.

IV- A questão social requer a intervenção do Estado na forma de políticas sociais de estímulos à competitividade entre os trabalhadores e desocupados.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: IAMAMOTO, M. apud TAVARES, F. R.; PIERITZ, V. L. H. Trabalho e contemporaneidade. Indaial, UNIASSELVI, 2012, p. 27.

a) As sentenças I, III e IV estão corretas.

b) Somente a sentença II está correta.

c) Somente a sentença III está correta.

d) As sentenças II e III estão corretas.

💡 5 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais