A maior rede de estudos do Brasil

v ou F

O trabalho é um fenômeno universal, mais que isso, um fato social, na terminologia de um dos fundadores da Sociologia, o francês Emile Durkheim. É incontestável que se trata de uma necessidade humana que, em sociedade, toma a forma de atividade coletiva, gerando a divisão do trabalho social - DTS.  Nessa divisão, cada indivíduo ou grupo social cumpre determinadas funções na organização da produção, mas também na distribuição das riquezas geradas, modo a partir do qual a desigualdade social é gerada. Não obstante, à medida em que as sociedades evoluem moralmente, sobre o trabalho humano se atribui um juízo de valor e revela distinções no tempo e entre sociedades. Isso pode ser bem compreendido, por exemplo, pela explicação de outro fundador da Sociologia, o alemão Max Weber. A valoração pode ser positiva, como na ética protestante, em que o trabalho seria a forma de demonstrar o amor a Deus. Sendo assim, quanto mais se trabalhasse, maior seria a demonstração de gratidão e a possibilidade da salvação eterna. Ao estudarmos a história do trabalho no Brasil, percebemos que também vingou certa concepção hegemônica durante o modo de produção escravagista até o século XIX. Com base nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A elite escravagista brasileira entendia o trabalho como atividade digna e exemplar a ser seguida.

(    ) A origem da palavra trabalho vem do latim e foi associada a instrumento de tortura, pela Igreja, significando castigo e algo que se faz por obrigação, jamais por prazer.

(    ) A ética protestante da labuta como demonstração de louvor a Deus, foi a concepção dominante da elite brasileira no século XIX.

(    ) A rigor, o trabalho no Brasil, até o século XIX, foi exercido quase exclusivamente pelos descendentes de africanos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Petrópolis - RJ, Editora Vozes, 2020.

a) V - V - F - V.

b) F - V - F - V.

c) V - F - V - F.

d) F - F - F - V.

Trabalho e Contemporaneidade

UNIASSELVI IERGS


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes