Buscar

O livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo", de 1905, ao lado de sua principal obra, "Economia e sociedade",

de 1922 (póstuma), compõe o núcleo central do trabalho de Weber. Foi uma das obras paradigmáticas dos estudos da Sociologia da religião, por ter tentado compreender o universo de relações existentes entre as manifestações religiosas organizadas e a vida social. Esse livro produziu controvérsias teóricas que chegaram aos dias de hoje, uma vez que têm também por objeto desvendar o que o autor denominou "espírito do capitalismo". Nele, revela-se a preocupação primeira das análises weberianas: compreender a tendência à racionalização progressiva da sociedade moderna (SILVA; URBANESKI, 2017). Weber definiu uma forma muito particular para a época de explicar a formação da sociedade de forma abrangente. A partir dessa teoria, analise as sentenças a seguir:


I- Define a economia, história e a cultura como aspectos integrados e simultaneamente influenciados na sociedade.

II- Compreende a formação social como um conjunto de gavetas separadas e compartimentadas, mas que funcionam como uma máquina social.

III- Sistematiza as regras e normas sociais com a dominância da economia sobre outras esferas sociais.

IV- Nega que as características culturais e políticas influenciem a formação econômica, pois a realidade social é o oposto.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: SILVA, Everaldo; URBANESKI, Vilmar. Sociologia. Indaial: Uniasselvi, 2017.

💡 1 Resposta


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais