Buscar

Meio Ambiente e Cidadania

Leia


Carros diminuem a atividade física. Além de contribuírem para o isolamento social, causam estresse e a perda de horas de descanso, lazer e trabalho, devido aos congestionamentos. Além disso, colaboram significativamente para a poluição do ar e sonora, e acidentes por automóveis provocam a morte de milhares de pessoas todos os anos.

Em resumo, carros são prejudiciais à saúde. Ainda assim, a maneira como as cidades latino-americanas se organizaram, com a população mais pobre morando nas periferias, torna rotineiro e intenso o movimento pendular em direção aos centros. Isso, aliado à ineficiência dos transportes coletivos que alcança boa parte das cidades brasileiras, faz com que o carro particular se torne sinônimo de mobilidade e conforto. Ainda que seja para enfrentar usuais congestionamentos. A saúde dos cidadãos, no entanto, não é afetada apenas pelo tempo perdido em congestionamentos e pela exposição à poluição. A estrutura urbana é conveniente ao carro, não a vida humana, o que resulta em menos crianças na rua e adultos que saem de casa para ir ao trabalho, e depois efetivam o movimento contrário. A obesidade, então, se torna consequência da falta de atividade. Por esse motivo, os pesquisadores pontuam que a solução passa por integrar o transporte ativo, com ciclovias, por exemplo, a um transporte urbano que seja eficiente no deslocamento e sustentável para todos.

Em suma, o transporte ativo não é apenas um meio de reduzir a poluição do ar e as mudanças climáticas a médio e longo prazos, mas também uma forma de melhorar a saúde de milhões de pessoas a curto prazo.

A partir do texto acima, analise as afirmações que seguem:

I. Os veículos particulares são sinônimos de mobilidade e conforto, e contribuem para a saúde das pessoas ao evitar que crianças fiquem nas ruas e sejam vulneráveis a acidentes por automóveis.

II. Incentivar o transporte ativo nas cidades pode beneficiar a saúde das pessoas de maneira direta, pela atividade física proporcionada, e indireta, pela redução na emissão de poluentes do ar.

III. A estrutura urbana favorece o transporte passivo por carros e ônibus devido às grandes distâncias que são percorridas diariamente pelas pessoas, especialmente entre a periferia e o centro das grandes cidades.

IV. Os transportes coletivos têm se mostrado uma alternativa eficiente para combater os congestionamentos e aumentar o isolamento social, uma vez que consegue transportar um grande número de pessoas simultaneamente. 

É verdadeiro o que se afirma apenas em:

💡 1 Resposta

User badge image

Saulo Luiz

Correto: II e III

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

objetiva 2 meio ambiente e sustentabilidade ?

Sustentabilidade Meio Ambiente e Cidadania

ULBRA

User badge image

William Pacheco Sperandei