Buscar

Paciente, 30 anos, mulher, residente em Salvador portadora de artrite reumatoide em uso de AINES, teve o diagnóstico de úlcera péptica......... ler em

Paciente, 30 anos, mulher, residente em Salvador portadora de artrite reumatoide em uso de AINES, teve o diagnóstico de úlcera péptica duodenal, confirmado por endoscopia, após investigação de queixas dispépticas.

a) Relacionar o tratamento com AINES, ao surgimento da úlcera péptica.

b) Se a paciente fizesse uso de inibidor seletivo da cox-2, estaria isenta do efeito indesejável apresentado? Justifique sua resposta.


💡 1 Resposta

User badge image

Jessyca Freitas

COX-1 e que são responsáveis pela citoproteção epitelial gástrica, que causou ulcera.

Se a paciente utilizar cox-2, poderia amenizar efeitos indesejados, porem COX-1, que é constitutivamente expressa em diversos tecidos, foi considerada a principal responsável por funções homeostáticas e a única isoforma envolvida na proteção da mucosa gastrointestinal. Isso levou à hipótese de que a inibição seletiva da COX-2 apresentaria efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antipiréticos, sem a toxicidade gastrintestinal dos anti-inflamatórios tradicionais.

Mas com tempo de uso cox-2 pode apresentar outro efeitos colaterais cruzada que seria complicações de riscos de cardiovasculares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais