Buscar

Em relação a elaboração de uma nova constituição, é correto afirmar:?

Em relação a elaboração de uma nova constituição, é correto afirmar:

A) No Brasil, todas as constituições foram elaboradas por uma assembleia nacional constituinte, por isso, todas tinham validade. B) A assembleia nacional constituinte é a única maneira legítima de elaboração de uma constituição. C) A assembleia nacional constituinte poderá atuar após a elaboração da nova Carta, caso em que será uma assembleia congressual D) A Assembleia nacional constituinte, quando congressual, não poderá elaborar normas constitucionais referentes à economia, para não ocasionar uma ruptura com a antiga ordem.

💡 4 Respostas

User badge image

Alex Delarge

Essa questão foi formulada com o orifício de pregas.

Veja, a única resposta possível seria a letra B e com muitas ressalvas. Se considerar que legitimidade é escolha dos representantes + vontade dos representados, então, ANC é a única opção legítima. Se considerar que legitimidade é procedimental (como Kelsen) então é ilegítima já que uma CF não surge a termo.

Isso pq a letra A a CF de 67 foi outorgada, logo, não teve ANC, embora tivesse validade (e não legitimidade o que é outra discussão). A letra C não é porque a após a promulgação a ANC dissolve-se tornando-se o Congresso propriamente dito (aí entra o estranhamento, já q a nossa ANC foi Congressual e não exclusiva, ou seja, após a promulgação torna-se câmara e senado (portanto congressual). A letra D não tem cabimento algum e está mal redigida, isso pq a própria ANC pressupõe ruptura com a ordem anterior, sendo congressual ou exclusiva. O que importa do congressual é só que após as atividades há a dissolução para câmara e senado.

1
Dislike0
User badge image

Andreia Souza

????
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais