Buscar

DESAFIO ​​​​​​​​​​​​​​Ana é dona de empresa de consultoria empresarial, que conta com uma equipe de 10 consultores.


DESAFIO











​​​​​​​​​​​​​​Ana é dona de empresa de consultoria empresarial, que conta com uma equipe de 10 consultores, que atendem a uma carteira de mais de 100 empresas, simultaneamente. Ana percebe o potencial do negócio, mas lamenta não ter conseguido dedicar seu tempo ao que realmente gostaria: a captação de novos clientes — pois muito de sua disponibilidade é consumida com o gerenciamento da equipe, o que não vem sendo uma tarefa fácil.


Dessa forma, Ana busca a ajuda de colegas de profissão, um olhar externo para encontrar uma solução. Assim, ela contrata sua empresa para assessorá-la, e você é o consultor que trabalhará com Ana nesta demanda. Sua proposta estará baseada no gerenciamento de projetos. Num primeiro momento, Ana achou a ideia um pouco estranha, pois tem a visão de que a metodologia de projetos é algo mais específico para áreas como construção e TI.


Dessa forma, você precisará:


a) apresentar a Ana uma breve justificativa do porquê você entende que o contexto do gerenciamento de projetos é uma boa solução ao caso apresentado e por onde podem começar o trabalho;


b) apresentar alguns potenciais benefícios e mudanças que poderão ser obtidos por Ana com a aplicação de sua proposta, tomando como base os problemas por ela apresentados.

💡 1 Resposta

User badge image

Everton Felipe

A) O contexto do gerenciamento de projetos é passível de aplicação em qualquer tipo de negócio, tanto no de Ana quanto no de seus clientes - o que lhe trará duplo benefício: ajudá-la na solução do seu próprio problema e, ainda, ampliará seu portfólio de soluções em consultoria, pois o aprendizado na solução de seu caso poderá ser aplicado em demandas futuras de seus clientes. O ponto de partida para o trabalho será o Guia PMBOK, que gerará condições de Ana e sua equipe tratarem cada trabalho de consultoria como projeto.

B)

1) A consciência da importância de seus consultores realizarem um bom levantamento inicial da demanda de seus clientes, para que o trabalho de consultoria seja planejado e executado de maneira apropriada ao problema do cliente.

2) A percepção do potencial da comunicação na condução dos trabalhos, permitindo que os consultores sejam capazes de conduzir os trabalhos de maneira a gerar as soluções efetivamente adequadas aos problemas enfrentados pelos clientes. 3) A visão da relevância do adequado gerenciamento de questões com escopo, prazos e custos, fazendo com que os trabalhos de consultoria firmados em contrato com seus clientes sejam mais assertivos em relação a essas questões, aumentando a credibilidade da empresa de Ana.

Além disso, uma vez que Ana e seus consultores conheçam a metodologia de projetos e conduzam seus trabalhos tendo em mente as boas práticas de gerenciamento de projetos sugeridas pela PMBOK, poderão lidar com cada contrato como um projeto, e os consultores atuarão como gerentes dos mesmos. Ana, por sua vez, conseguirá gerenciar melhor seu negócio e sua equipe de consultores, tendo mais tempo para a captação de novos clientes, pois todos seguirão a mesma metodologia de trabalho. Com isso, todos sairão ganhando: Ana, sua equipe e sua empresa e, principalmente, seus clientes. Em breve, todos estarão comemorando os bons resultados atingidos!

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais