Buscar

Importância da biologia celular e Molecular ?

💡 5 Respostas

User badge image

Aline Garcia

Área da biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, focando principalmente no RNA e no DNA. A biologia molecular visa entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético dos seres vivos.

Nascida da junção entre a genética, a bioquímica e a biologia celular, a biologia molecular tem como principal objetivo compreender e estudar os processos de replicação, transcrição e tradução do material genético. Além disso, estuda as regulações desses processos e seus possíveis erros e características.

Grande parte de seus conceitos e técnicas vieram a partir de estudos e experimentos realizados em bactérias, fungos e vírus. Por este motivo, a microbiologia também possui um papel fundamental no desenvolvimento da biologia molecular.

Mas ela nasceu devido aos avanços científicos que permitiram que o DNA fosse “visto” pela primeira vez. Em conjunto com o estudo de Mendel sobre hereditariedade, os cientistas viram a necessidade de estudar e entender melhor essa molécula complexa que carrega todas as informações relacionadas à hereditariedade.

Atualmente, as técnicas de biologia molecular estão cada dia mais sofisticadas e abrangentes, não só devido aos avanços tecnológicos dos equipamentos utilizados, quanto científicos relacionados a compreensão dos genes e suas funções.

1
Dislike0
User badge image

Valbert José Ulisses Vidal

Nascida da junção entre a genética, a bioquímica e a biologia celular, a biologia molecular tem como principal objetivo compreender e estudar os processos de replicação, transcrição e tradução do material genético. Além disso, estuda as regulações desses processos e seus possíveis erros e características.

1
Dislike0
User badge image

Rayzza Passos

Compreender e estudar os processos de replicação, transcrição e tradução do material genético.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais