Buscar

prova


O vício em drogas é reconhecidamente um mal que atinge a população em todos os países do mundo. Muito se discute se o problema deve ser abordado sob uma perspectiva de saúde ou segurança pública. O dependente apresenta alterações neurofisiológicas que fazem com que ele busque de forma incessante a substância que causa o seu vício, muitas vezes, cometendo atos que não são socialmente aceitos ou que atentam contra a própria vida. O entendimento dos sistemas e mecanismos que levam o indivíduo à dependência deve ser aprimorado, para que uma abordagem multidisciplinar do problema possa ser estabelecida, executada e consolidada. Dessa forma, descreva o sistema de recompensa cerebral, seu funcionamento, mediadores envolvidos e sua relação com o vício

💡 2 Respostas

User badge image

Marinaldo Nojosa

Cada droga de abuso tem o seu mecanismo de ação particular, mas todas elas atuam, direta ou indiretamente, ativando uma mesma região do cérebro: o sistema de recompensa cerebral. Esse sistema é formado por circuitos neuronais responsáveis pelas ações reforçadas positiva e negativamente. Quando nos deparamos com um estímulo prazeroso, nosso cérebro lança um sinal: o aumento de dopamina importante neurotransmissor do sistema nervoso central (SNC), no núcleo accumbens região central do sistema de recompensa e importante para os efeitos das drogas de abuso.

Normalmente existe um aumento de dopamina com estímulos prazerosos, causados muitas vezes por alguns alimentos, pela atividade sexual e por estímulos ambientais agradáveis, como olhar para uma paisagem bonita ou escutar uma música da qual gostamos. As drogas de abuso agem no neurônio dopaminérgico, isto é, neurônios cujo principal neurotransmissor é a dopamina, induzindo um aumento brusco e exacerbado de dopamina no núcleo accumbens, mecanismo comum para praticamente todas as drogas de abuso. Esse sinal é reforçador, associado a sensações de prazer, fazendo com que a busca pela droga se torne cada vez mais provável.


3
Dislike1
User badge image

Eliude Ramos

As drogas são capazes de agir sobre determinads áreas cerebrais, estas areas envolvidas com o que chamamos de reforço positivo,a estimulaçao dessas areas com determinadas drogas, somos capazes de estimular , ocasionando prazer. O neurotransmissor liberado é a dopamina. Este neurotransmissor liberado nestas área encefálicas faz com que tenhamos vontade de repetir determinados comprtamentos e lleva o individuo a procurar novamente esta sensação,através do uso repetido das drogas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais